Das seis vagas disponíveis para os representantes sul-americanos no Novo Mundial de Clubes da FIFA, que ocorrerá em 2025, quatro já foram preenchidas. Com Flamengo, Palmeiras e Fluminense assegurados, é a vez do River Plate (ARG) confirmar sua participação. A equipe de Buenos Aires precisava apenas avançar para as oitavas de final da Libertadores para garantir a vaga pelo ranking, o que foi conquistado nesta terça-feira (14), com a vitória por 2 a 0 sobre o Libertad (PAR) em casa.
Assim, restam apenas duas vagas em disputa para a América do Sul: uma será destinada ao vencedor da Libertadores de 2024 e a outra será preenchida através do ranking. Atualmente, o Boca Juniors (ARG) está no caminho para garantir a classificação, porém, devido à sua ausência na Libertadores, corre o risco de ser ultrapassado pelo Nacional (URU). Flamengo, Fluminense e Palmeiras já haviam assegurado suas vagas ao conquistarem os últimos três títulos continentais.
A nova edição do torneio contará com 32 equipes, divididas em oito grupos de quatro times, seguindo o mesmo formato da Copa do Mundo de Seleções. O evento está programado para acontecer nos Estados Unidos, entre os dias 15 de junho e 13 de julho de 2025.
A FIFPro, sindicato internacional dos jogadores de futebol, manifestou sua oposição à realização do Mundial. O grupo pretende adotar medidas caso a competição seja mantida para junho e julho do próximo ano. A principal argumentação é de que os atletas perderiam três períodos de férias, pois na Europa o descanso ocorre no meio do ano, período em que estão previstas a Eurocopa em 2024 e a Copa do Mundo em 2026.
Por outro lado, a FIFA reagiu nesta terça-feira (14), confirmando a realização do torneio. A entidade afirmou ter estabelecido o calendário do futebol até 2030 e que as confederações continentais, ligas, clubes e jogadores foram informados sobre o novo Mundial.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: