Na Europa, a nova competição do Mundial de Clubes da FIFA tem enfrentado resistência. Recentemente, o treinador Pep Guardiola e o jogador De Bruyne, ambos do Manchester City (ING), expressaram duras críticas contra o torneio, que terá sua primeira edição em 2025 com a participação de 32 equipes. No entanto, o ex-atacante Ronaldo Fenômeno tem uma opinião diferente e manifestou o desejo de participar da competição.
— *Preciso dizer que adoraria competir neste torneio, quem sabe pelo Real Madrid. Infelizmente, estou envelhecendo! Esta será uma competição espetacular. Enfrentar esses outros clubes, os melhores do mundo, durante um mês, todos juntos como em uma Copa do Mundo, será sensacional. Todos os clubes estão ansiosos para participar desta competição. E os torcedores querem ver mais jogos como esse, envolvendo grandes clubes* — afirmou Ronaldo, em uma entrevista à ‘FIFA’.
— *E os Estados Unidos são um país fantástico. Eles investem muito no futebol, então eles merecem (sediar o torneio) e vão proporcionar uma competição incrível para todos os torcedores. Mal posso esperar para estar lá e assistir a esse belo espetáculo. Acredito que os clubes, jogadores e fãs estão todos empolgados para vivenciar essa nova era. O mundo inteiro estará de olho nisso, por isso (o Mundial de Clubes) é benéfico para seus torcedores, jogadores e patrocinadores. É positivo para todos* — acrescentou Ronaldo.
Na disputa pelo título da Libertadores em 2022, o Flamengo, clube de infância de Ronaldo, garantiu sua vaga no Mundial de Clubes de 2025. Além disso, na América do Sul, já estão classificados: Palmeiras, Fluminense, River Plate (ARG) e Boca Juniors (ARG). Restam duas vagas, uma para o vencedor da Libertadores 2024 e outra para uma equipe com base no ranking da Conmebol. Caso o Flamengo, o Fluminense ou o River conquistem o título, o Olimpia (PAR) assegura sua participação no torneio.
Dessa forma, o novo Mundial de Clubes contará com 32 equipes, distribuídas em oito grupos de oito, com os dois melhores avançando para as oitavas de final. Assim, a competição seguirá o mesmo formato da Copa do Mundo de seleções. O torneio será realizado nos Estados Unidos, de 15 de junho a 13 de julho de 2025.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: