Rossi brilha, porém Flamengo comete erros no final e é derrotado pelo Juventude

Após marcar em três partidas consecutivas nos momentos finais, o Flamengo experimentou o sabor amargo da derrota na 12ª rodada do Brasileirão. Na quarta-feira (26), o Rubro-Negro foi derrotado por 2 a 1, de virada, pelo Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Como resultado, o Mais Querido estacionou nos 24 pontos.

Pedro abriu o placar aos 18 minutos do primeiro tempo, e Lucas Barbosa empatou logo em seguida. No entanto, o destaque da partida foi o goleiro Rossi, que realizou pelo menos quatro defesas espetaculares. Porém, aos 42 minutos da segunda etapa, Mandaga assegurou a vitória dos mandantes.

Sem um ponta esquerda de origem, uma vez que Everton Cebolinha e Bruno Henrique estão lesionados, Tite optou por Victor Hugo na ponta esquerda. Além disso, o treinador poupou David Luiz, que vinha se destacando nas últimas partidas do Mengão. Isso sem mencionar as ausências dos convocados para a Copa América: Erick Pulgar, Arrascaeta, De La Cruz, Varela e Viña.

A primeira jogada de perigo da partida foi do Juventude. Após uma jogada pela direita, Gabriel Taliari recebeu a bola e finalizou, mesmo sem ângulo, mas o chute arrancou o grito de ‘Gol!’ da torcida do Juventude aos cinco minutos. Depois de um início mais animado dos donos da casa nos momentos iniciais, o Flamengo passou a controlar a posse de bola posteriormente.

Com o Flamengo dominando o jogo, o gol não demorou a sair. Pedro acionou Luiz Araújo na ponta e se deslocou para a área. O ponta recuou e cruzou para o segundo poste, onde o camisa 9, de peito, mandou a bola para o fundo das redes, aos 18 minutos. Foi o segundo gol do centroavante dessa forma no Brasileirão, repetindo o feito contra o Vasco.

Entretanto, quando o Flamengo estava em alta no jogo, o Juventude empatou. Em uma cobrança de falta, o experiente Nenê levantou a bola na área, e o atacante Lucas Barbosa igualou o placar para os donos da casa, aos 25 minutos. A situação quase se repetiu aos 32 minutos, com outro cruzamento de Nenê, mas desta vez Danilo Boza testou para o gol e Rossi fez uma defesa espetacular, mandando para escanteio.

O jogo esfriou no final do primeiro tempo, mas voltou a esquentar nos acréscimos. Aos 46 minutos, o Flamengo cruzou pela esquerda, e Lorran apareceu livre na área para cabecear. O camisa 19 cabeceou com força, porém o goleiro do Juventude fez uma defesa incrível. No contra-ataque, os gaúchos partiram para cima e Erick Farias obrigou Rossi a fazer outra grande defesa.

No intervalo, Tite fez uma alteração, colocando Allan no lugar de Lorran. Com isso, Gerson foi adiantado para jogar com mais liberdade. No entanto, a primeira oportunidade de perigo da segunda etapa foi do Juventude. Aos quatro minutos, após um cruzamento na área de Lucas Barbosa, Erick Farias cabeceou livre, da pequena área, mas Rossi salvou o Flamengo.

O Juventude assustou novamente aos 18 minutos. Lucas Barbosa, destaque dos gaúchos na partida, venceu Ayrton Lucas na ponta direita e cruzou rasteiro para o meio da área. Para sorte do Flamengo, Jadson isolou a finalização, mandando a bola para as arquibancadas. A resposta do Mengão veio rápido, com um passe para Wesley pelo alto. O lateral chutou, mas o goleiro Mateus Claus defendeu com a ponta dos dedos.

Aos 22 minutos, Pedro realizou uma jogada brilhante. O camisa 9 recebeu a bola de Ayrton Lucas, aplicou um chapéu no zagueiro e tocou para Luiz Araújo, que chutou em cima do goleiro, dentro da pequena área. Após o lance, Tite fez uma mudança na equipe, colocando Gabigol no lugar de Victor Hugo. O jogador da 99 começou assustando, com um chute rente à trave esquerda.

A noite pertencia a Rossi, o destaque em campo pelo Flamengo. Aos 30 minutos, o goleiro fez mais uma defesa decisiva, quase na pequena área. Foi a terceira intervenção crucial do argentino na partida. No final do jogo, o camisa 1 realizou mais um milagre, espalmando a bola para escanteio. Na cobrança, no entanto, Jean Carlos cruzou na área, a bola passou por todo mundo, e Luis Mandaga, que entrou no segundo tempo, empurrou para o gol vazio aos 41 minutos.

Na pressão final, o Flamengo teve duas chances, ambas com Ayrton Lucas. Em uma delas, o lateral chutou forte, mas o goleiro Claus mandou para escanteio. Na cobrança, o próprio lateral cabeceou, mas o arqueiro gaúcho fez outra excelente defesa.

Juventude: Matheus Claus; João Lucas, Danilo Boza, Lucas Freitas e Allan Ruschel; Caíque, Jadson e Nenê; Lucas Barbosa, Erick Farias e Gabriel Taliari. Técnico: Roger Machado.

Flamengo: Rossi, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Léo Ortiz, Gerson e Lorran; Luiz Araújo, Victor Hugo e Pedro. Técnico: Tite.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: