O Flamengo está prestes a oficializar a contratação do meio-campista espanhol Saúl Ñíguez. O jogador desembarcou no Rio de Janeiro nesta terça-feira (22) para realizar exames médicos e, em seguida, assinar o contrato. Dessa forma, o Campeonato Brasileiro ultrapassa a marca de 140 atletas estrangeiros.
O jogador rescindiu seu contrato com o Atlético de Madrid e rejeitou propostas da Turquia, optando por defender as cores do Flamengo e se tornar o 143º jogador estrangeiro a participar do Brasileirão. Conforme informações do Transfermarkt, Saúl será o 16º atleta europeu em uma competição que conta com jogadores de 18 nacionalidades distintas.
Assim, Saúl se tornará o oitavo jogador estrangeiro do elenco, juntando-se a Arrascaeta, Erick Pulgar, Gonzalo Plata, De La Cruz, Rossi, Varela e Matías Viña. Jorginho, embora represente a Itália, não é considerado nessa contagem, uma vez que nasceu em território brasileiro.
No contexto brasileiro, os dois clubes que apresentam o maior número de jogadores estrangeiros em seus elencos são Botafogo e Grêmio, ambos contando com 11 atletas. Por outro lado, o Mirassol é o clube que possui o menor número de representantes do exterior, com apenas um jogador.
Em 2024, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu aumentar de sete para nove o limite máximo de estrangeiros que podem ser relacionados para cada partida no Campeonato Brasileiro. É importante ressaltar que não existem restrições semelhantes para competições da Conmebol, como a Libertadores e a Sul-Americana.
Publicado em colunadofla.com