Sem categoria

Sem entender de futebol, STF mantém Sport campeão de 1987 após negar recurso do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Com zero experiência quando o assunto é o futebol, o Superior Tribunal Federal (STF) mostrou que não entende nada do tema na última segunda-feira (04). Afinal, a entidade negou o seguimento ao recurso do Flamengo e confirmou o Sport como único campeão brasileiro de 1987. Além disso, a polêmica Taça das Bolinhas, cedida ao primeiro penta nacional, seguirá com o São Paulo.

Assim, o reconhecimento, em definitivo, do Sport Clube Recife como único campeão legítimo do torneio brasileiro de futebol 1987, conduz à inexorável improcedência do pedido formulado na ação principal”, diz texto publicado pelo relator Ministro Dias Toffoli, que citou decisões anteriores da Justiça para não dar seguimento ao Recurso Extraordinário com Agravo do Flamengo.

Além da disputa por 1987, o Flamengo entrou no recurso pela polêmica Taça das Bolinhas, cedida pela Caixa Econômica Federal ao primeiro time pentacampeão brasileiro. Dessa forma, o Mengão conseguiu o feito em 1992, após ganhar em 1980, 1982, 1983 e 1987. Porém, o clube paulista foi atrás do troféu alegando ter levantado o quinto título em 2007 e conseguiu êxito na Justiça.

Em 2011, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), especialista no esporte, reconheceu o Flamengo e o Sport como campeões brasileiros de 1987. Porém, insatisfeito com o resultado, o time pernambucano procurou a esfera ‘que não entende da modalidade’ para conquistar o direito de ser considerado o único vencedor daquele ano, na Justiça Comum.

Sem dinheiro para organizar o Campeonato Brasileiro, a CBF anunciou que não iria promover a competição em 1987. Então, o Clube dos 13, que reunia os 13 times com maiores torcida do país, convidou mais três clubes e montou a Copa União, com 16 equipes. Assim, a entidade conseguiu grandes patrocinadores e a competição estava obtendo sucesso de público nos estádios e audiência nas televisões.

Incomodada com o crescimento do Clube dos 13, a CBF mudou a postura e promoveu o campeonato sem os 16 principais times, chamado Módulo Amarelo. E a própria entidade denominou a Copa União como Módulo Verde. Porém, contra a decisão arbitrária da Confederação, os principais clubes do país recusaram a determinação imposta para que os dois campeões de cada lado se cruzassem em um quadrangular.

Portanto, Flamengo e Internacional não toparam o cruzamento com Sport e Guarani. Assim, pernambucanos e paulistas ganharam dos cariocas e gaúchos por WO e fizeram a final entre si, com o time de Recife sendo campeão. Já o Mengão levou a melhor no embate de ‘primeira divisão’, por 1 a 0, gol de Bebeto.

Fonte: https://colunadofla.com/2023/12/sem-entender-de-futebol-stf-mantem-sport-campeao-de-1987-apos-negar-recurso-do-flamengo/

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Share
Published by
Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Flamengo perde para Peñarol e quebra sequência positiva na Libertadores

O Flamengo voltou a desapontar seus torcedores ao ser derrotado pelo Peñarol (URU) por 1…

34 minutos ago

Léo Pereira critica impaciência da torcida do Flamengo após derrota para Peñarol

O Flamengo enfrentou dificuldades em campo e acabou sendo vencido pelo Peñarol (URU) na última…

6 horas ago

Jogadores do Peñarol comemoram vitória sobre Flamengo na saída do Maracanã

O time uruguaio Peñarol foi ao Maracanã e saiu vitorioso diante do Flamengo por 1…

7 horas ago

Ídolo do Flamengo critica Tite e solicita sua demissão imediata após partida da Libertadores

Tite foi alvo de xingamentos no Maracanã, críticas nas redes sociais e até ofensas de…

7 horas ago

Tite desabafa sobre ausência de Pedro após derrota do Flamengo para Peñarol

Tite foi alvo de diversas críticas após a derrota para o Peñarol na Libertadores. No…

8 horas ago

Alex Sandro aponta erro crucial do Flamengo contra o Peñarol e oferece conselho ao elenco para avançar na Libertadores

A estreia de Alex Sandro na Libertadores, após 13 anos, não correspondeu às expectativas do…

8 horas ago

This website uses cookies.