Situação inusitada no Mundial de 2025 resulta na exclusão de um time da competição

O Flamengo está confirmado para participar do novo Mundial de Clubes de 2025, que ocorrerá nos Estados Unidos. Entretanto, um clube mexicano, que possui uma vaga para a competição, ficará excluído. De acordo com as normas da FIFA, os clubes León (MEX) e Pachuca (MEX), que pertencem ao mesmo proprietário, não poderão competir no mesmo torneio.

Assim, o proprietário dos dois times, Jesús Martínez Patiño, terá que decidir qual deles irá ao Mundial. O León conquistou a vaga ao vencer a Liga dos Campeões da Concacaf em 2023, enquanto o Pachuca se classificou por ter sido o último campeão continental. Além disso, o empresário também é responsável por outros clubes, como Mineros de Zacatecas (MEX), Coyotes de Tlaxcala (MEX), Talleres (ARG) e Everton (CHI).

Conforme informado pelo jornal mexicano Record, a FIFA enviou uma solicitação formal aos clubes León e Pachuca na última terça-feira (05), pedindo esclarecimentos sobre a situação. A entidade máxima do futebol mundial está aguardando a decisão sobre quem será o representante, a fim de definir rapidamente quem herdará a vaga.

Enquanto o México enfrenta dificuldades para escolher seus representantes, o Brasil já possui quatro classificados para o Mundial, tornando-se o país com o maior número de representantes. Portanto, Flamengo, Fluminense e Palmeiras, os últimos três campeões da Libertadores, estão prontos para viajar. Além disso, Atlético-MG ou Botafogo, que disputarão a final continental no próximo dia 30, também garantirão uma vaga.

O Mundial de Clubes será realizado nos Estados Unidos, entre os dias 15 de junho e 13 de julho. O torneio seguirá o mesmo formato da Copa do Mundo de Seleções, com 32 equipes, divididas em oito grupos de quatro times. Os dois melhores de cada grupo avançarão para as oitavas de final. O sorteio das chaves ainda não tem data definida, mas a expectativa é que ocorra em dezembro deste ano.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: