Tite enxerga esquema consolidado, pede paciência com De La Cruz e compara com Corinthians de 2015

No final do ano passado, Tite optou por utilizar um esquema com dois jogadores de linha nas últimas partidas do Brasileirão. Agora, em 2024, o Flamengo marcou pelo menos três gols nas vezes em que adotou essa tática no Campeonato Carioca. Por outro lado, o treinador tem tentado adaptar o time com De La Cruz jogando aberto pelo lado direito. Após a vitória sobre o Volta Redonda, o técnico pediu paciência para o processo de adaptação do uruguaio e relembrou seu próprio trabalho nos tempos de Corinthians, em 2015.

Em termos táticos, a equipe está ajustada com jogadores de linha. É necessário tempo para coordenar com o articulador, De La Cruz. Vocês acham que em outras equipes eu simplesmente tinha um articulador, fiz um estalo e ele começou a jogar na hora? É preciso tempo para ajustar a flutuação. Uma formação com jogadores de linha já está dominada, a outra, com articuladores, precisa de tempo para ser ajustada – disse Tite, em coletiva de imprensa no Maracanã, no sábado (10).

Vocês acham que eu fiz o mesmo com Jadson para que ele se tornasse o melhor jogador do campeonato de 2015? É necessário tempo. Estou falando apenas de uma história de jogadores que flutuam. Não estou comparando jogadores, apenas a função. Vocês acham que Bernardo Silva, no Manchester City (ING), não demorou tempo para produzir a mecânica? Temos uma formação que já está dominada. A outra, precisamos potencializar. De La Cruz está mais próximo do 10 do que do 5. Arrascaeta é o 10. De La Cruz está próximo de Arrascaeta – acrescentou Tite.

Flamengo 4×0 Audax – com jogadores de linha (Everton Cebolinha e Luiz Araújo)

Sampaio Corrêa 0x2 Flamengo – apenas um jogador de linha (De La Cruz e Bruno Henrique)

Vasco 0x0 Flamengo – apenas um jogador de linha (De La Cruz e Everton Cebolinha)

Publicado em colunadofla.com

Share this content: