Tite lamenta a morte de Apolinho, ex-técnico do Flamengo

Um dos maiores entusiastas do Flamengo na mídia esportiva brasileira, Washington Rodrigues, conhecido como Apolinho, veio a óbito nesta quarta-feira (15), aos 87 anos, durante a partida entre Flamengo 4×0 Palestino (CHI). Com formação em jornalismo, Apolo chegou a exercer o cargo de técnico do Rubro-Negro nos anos 90. Após a vitória expressiva do Mengão no Maracanã, Tite lamentou a morte do radialista.

— *Apolinho. Soube da notícia pelo Bruno Spindel (executivo de futebol). Expresso aqui minhas condolências à família. Do Rio Grande do Sul eu acompanhava o trabalho do Apolinho, o vi atuando como técnico do Flamengo. Ele tem uma história muito admirável. Quando raramente se ouve críticas sobre alguém, é sinal de que essa pessoa é excelente. Envio um abraço e os nossos sentimentos — disse Tite, durante a coletiva de imprensa no Maracanã.

Reconhecido pelas suas passagens pelas rádios Globo e Tupi, Apolinho era um apaixonado torcedor do Flamengo. O seu amor pelo clube o levou a assumir o cargo de técnico em 1995, após um convite do então presidente Kleber Leite. No Flamengo, ele chegou a comandar o famoso ‘melhor ataque do mundo’, formado por Sávio, Romário e Edmundo, no ano do centenário do clube.

Apolinho esteve próximo de conquistar um título, a extinta Supercopa dos Campeões da Libertadores. O Flamengo venceu sete dos oito jogos disputados. No entanto, acabou sofrendo uma derrota na final contra o Independiente (ARG). A passagem de Rodrigues como técnico durou, portanto, 26 partidas, com 11 vitórias, oito empates e sete derrotas.

Além disso, Apolinho também ficou marcado na memória rubro-negra pelo seu trabalho como radialista. Em destaque, na final do Campeonato Carioca de 2001, quando Petkovic se preparava para cobrar a histórica falta, Washington Rodrigues fez uma previsão durante uma conversa com o narrador Luiz Penido.

“*E o técnico Zagallo olha para o relógio, são 43 minutos, coça a cabeça… Agora é o momento crucial: se ele marcar, o jogo está praticamente decidido. O Vasco, neste momento, Apolinho, se sofrer o gol, não terá tempo para reagir”, introduziu Penido, antes de ser interrompido por Washington Rodrigues:”, disse o comentarista, mencionando o padroeiro do clube, instantes antes de Petkovic acertar o ângulo e garantir o título para o Flamengo.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: