O Flamengo obteve dez pontos e avançou para as oitavas de final da Libertadores, ocupando a segunda posição do Grupo E. No Maracanã, o Rubro-Negro teve um desempenho impecável ao vencer os três jogos. No entanto, as dificuldades surgiram nos jogos fora de casa, com duas derrotas e um empate. Após a vitória por 3 a 0 sobre o Millonarios (COL) na última terça-feira (28), Tite mencionou três fatores para explicar os tropeços do Flamengo como visitante: questões psicológicas, condições do gramado e postura dos adversários.
Segundo o técnico do Flamengo, os jogadores se sentem mais confiantes nas partidas no Maracanã devido ao apoio maciço da torcida, algo que não ocorre nos jogos fora de casa. Dessa forma, o aspecto psicológico acabaria impactando indiretamente no desempenho da equipe. Além disso, os gramados duros na Colômbia, Bolívia e Chile, juntamente com a postura defensiva dos adversários na Libertadores, contribuíram para as dificuldades enfrentadas pelo time.
‘Ela (equipe do Millonarios) não quer jogo, mas quer contra-atacar, e nós criamos. Um psicólogo pode falar isso melhor: todas as equipes quando jogam em casa, perto do torcedor, elas têm um índice de aproveitamento, de performance melhor. É uma coisa para a psicologia explicar, mas é um aspecto de confiança e do carinho que o torcedor tem. É um componente’, disse Tite, em coletiva de imprensa após a vitória do Flamengo sobre o Millonarios.
‘Então, daquela situação (jogo na Colômbia, com altitude) para essa… havia umidade, eu soava sentado, então não dá para contextualizar. Um gramado, aqui flui. Lá (a grama) tranca a jogada de velocidade, quando a bola chega nos meias, vem pipocando. Você recebe uma bola de costas e ela vem viva. Tu trabalha em dois, três tempos, tira a velocidade do jogo. Então é uma série de aspectos’, continuou o treinador do Flamengo.
Mesmo diante da postura defensiva dos adversários, seja dentro ou fora de casa, Tite acredita que a equipe não conta com o mesmo apoio e confiança da torcida no Maracanã para buscar resultados como visitante. Sendo assim, atuar em outro país sem o apoio maciço da torcida rubro-negra foi um dos fatores que contribuíram para os tropeços do Flamengo na Libertadores.
‘Às vezes, a gente pontua isso e muitas pessoas acham que é desculpa, mas não. É complicado jogar em um gramado diferente, calor, enfim, linha baixa. E aqui é diferente. O carinho da torcida empurra a gente, é como ele falou, vai ficar repetitivo aqui’, finalizou Tite.
Por ter terminado em segundo lugar no grupo, o Flamengo terá que disputar o confronto das oitavas de final fora de casa. Isso se deve ao regulamento da Libertadores, que determina que o primeiro colocado de cada chave jogue a partida de ida como visitante e a de volta como mandante.
Publicado em colunadofla.com
Share this content:
Não apenas os torcedores rubro-negros, mas também os atletas do Flamengo que participaram da conquista…
O Flamengo obteve uma vitória significativa por 2 a 1 contra o Cuiabá, na última…
Neymar voltou a apoiar Vini Jr após o ex-jogador do Flamengo e atual atacante do…
Parece que Filipe Luís não será o único ex-atleta da atual geração do Flamengo a…
A bola está prestes a rolar para Sesc Flamengo e SESI Bauru. Nesta sexta-feira (22),…
O Flamengo se prepara para enfrentar o Fortaleza nesta terça-feira (26), em uma partida que…
This website uses cookies.