Sem categoria

Torcedores do Flamengo sofreram menos na pandemia da Covid-19 do que rivais, afirma cientista

A pandemia do novo coronavírus trouxe um impacto gigante na vida das pessoas e das empresas. Um exemplo prático é como as finanças do Flamengo foram afetadas, pois diversas atividades tiveram que ser interrompidas para conter a Covid-19 e o futebol foi uma delas. Primeiro, com a paralisação dos jogos e depois, com a falta do público.

A rotina das pessoas também mudou e isso resultou em muitos casos em depressão, ansiedade e estresse, diante do medo e dificuldades financeiras, porém, segundo o PhD, neurocientista, neuropsicólogo e biólogo Fabiano de Abreu, com exceção dos que perderam pessoas próximas, os torcedores do Flamengo sofreram menos que os rivais durante a pandemia. Segundo ele, a fase áurea da equipe que começou em 2019, permitiu que a Nação encarasse com mentalidade diferente os impactos causados pelo vírus.

Em 2019, antes da pandemia, a torcida estava em ecstasy emocional, liberando neurotransmissores, que são mensageiros químicos no cérebro que trazem boas sensações, necessárias para a nossa sobrevivência. Quando o surto deste vírus foi declarado, a esperança derivada daquele momento servia como meta e, metas, são motivos de vida. São necessárias para que a ansiedade não nos traga tantos pensamentos ruins já que, a esperança de recompensa motiva através de boas expectativas —, diz.

Para o estudo, Fabiano escolheu 20 torcedores para uma avaliação mental. Segundo ele, todos depositaram seus sentimentos no Flamengo, o que resultou num impacto menor pelo momento que o mundo vive.

Todos, sem exceção, comentaram que depositam suas alegrias no Flamengo e, este, faz com que não sintam tanto o impacto do momento que estão vivendo. Além disso, sentimentos como esperança, expectativas, e alegria com a vitória, por exemplo, todos eles são mecanismos de liberação de neurotransmissores da recompensa que compensam a ansiedade e colocam o organismo em equilíbrio mediante a uma situação de estresse e ansiedade constante e intensa —, afirmou.

Fonte: https://colunadofla.com/2021/08/torcedores-do-flamengo-sofreram-menos-na-pandemia-da-covid-19-do-que-rivais-afirma-cientista/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=torcedores-do-flamengo-sofreram-menos-na-pandemia-da-covid-19-do-que-rivais-afirma-cientista

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Share
Published by
Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Elenco do Flamengo começa contagem regressiva para reapresentação

A temporada de 2025 se aproxima para o futebol brasileiro. Por essa razão, o elenco…

37 minutos ago

Flamengo corre o risco de perder seu segundo zagueiro em menos de uma semana

O Flamengo se despediu de David Luiz no final de dezembro, quando expirou o contrato…

1 hora ago

Flamengo é o 2º clube mais valioso fora da Europa, superando os times de Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo; confira o top-10

Nos últimos anos, uma das equipes que tem se destacado no cenário do futebol brasileiro…

4 horas ago

Wesley, jogador do Flamengo, celebra o nascimento da filha

O dia 5 de janeiro de 2025 ficará marcado na trajetória de Wesley, jogador do…

11 horas ago

Clube mexicano avalia a contratação de Léo Pereira, jogador do Flamengo

Os zagueiros do Flamengo estão em evidência no mercado de transferências. Com Fabrício Bruno prestes…

12 horas ago

Atacante do Flamengo na Copinha anima torcedores, que receiam uma saída antecipada: “Real Madrid pode vir a qualquer momento”

Apenas 16 anos e já despontando como uma grande promessa! Com somente cinco minutos em…

12 horas ago

This website uses cookies.