Conhecida como União Flazeiro, amizade entre Flamengo e Cruzeiro começou em uma final de campeonato
Com mais uma temporada de sucesso na história do clube finalizada, o Flamengo olha agora para o próximo ano, planejando finanças, renovações e contratações. No entanto, um outro assunto ganhou espaço recentemente. Em entrevista ao PODFLA, do Coluna do Fla, o ex-vice-presidente de Marketing do Fla, Daniel Orlean, comentou como surgiu a amizade entre as instituições do Mais Querido e do Cruzeiro.
— Na época (final da Copa do Brasil 2017), a gente estava querendo aumentar a quantidade de ingressos a serem vendidos. Então, combinamos com a polícia de fazer uma campanha em prol das duas torcidas, que se respeitam, que não se odeiam. Alguem teve uma ideia de quando formos lá em MInas: A Raposa recebe o Urubu e leva pra passear -, disse Daniel Orlean em entrevista ao PODFLA, do Coluna do Fla.
A parceria entre as torcidas de Flamengo e Cruzeiro começou com uma iniciativa entre as instituições para aumentar a quantidade de ingressos para os jogos entre os clubes. Como as torcidas se respeitavam e não tinham ‘atritos’, a cooperação entre as partes foi mais fácil e posteriormente bem sucedida. A admiração entre os clubes deu a possibilidade de uma amizade entre as torcidas.
— Quando chegar lá (Minas) eles vão colocar Maior do Rio, e quando eles viessem pra cá (Rio) a gente iria colocava Maior de Minas. E então, a gente estimularia ali uma certa paz, pois já tivemos problemas entre as torcidas. Teve jogo que teve briga e foi ruim pra todo mundo e a polícia queria restringir e diminuir o número de ingressos a serem vendidos –, continuou Orlean.
Com o sucesso da parceria, o número de ingressos para a torcida aumentou. A campanha feita propiciou tanto a paz nas arquibancadas como um maior retorno financeiro para ambas as partes. Além disso, até uma amizade entre os mascotes de Flamengo e Cruzeiro, Urubu e Raposa, nasceu. “Os dois mascostes (Urubu e Raposa) foram juntos ao Cristo Redentor, para mostrar o quanto o Rio é bonito”, disse o ex dirigente.
— Tudo bem, vamos (Flamengo) fazer (parceria), porém vocês (Cruzeiro) liberam mais dez mil ingressos para vendermos para nossos torcedores. Então a campanha começou com objetivo de aumentar o número de ingressos. A pessoas sabem disso? Não! […] Eu não acho que foi uma ideia ruim –, finalizou Daniel Orlean.
Flamengo e Cruzeiro vão se encontra em 2023 ao menos duas vezes, pelo Campeonato Brasileiro. O clube de Minas conseguiu o acesso à Série A, após conquistar o título da divisão inferior. No entanto, antes da competição nacional, o Mais Querido tem estreia marcada no Campeonato Carioca, no dia 14 de janeiro, contra a Portuguesa-RJ, no Maracanã.
Share this content: