Vasco completa 10 anos sem vencer o Flamengo no Brasileirão

O Flamengo se prepara para enfrentar o Vasco da Gama, neste sábado (19), em uma partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Para este confronto, o Mais Querido deposita confiança no longo jejum do time adversário, que há dez anos não consegue vencer o Clássico dos Milhões na competição nacional.

Em síntese, a última vitória do Vasco contra o Flamengo em um Campeonato Brasileiro ocorreu em 2015. Naquela ocasião, o Cruzmaltino superou o Rubro-Negro nos dois turnos da competição. Assim, em junho daquele ano, o rival triunfou sobre o Fla por 1 a 0 no primeiro turno.

Mais tarde, no final de setembro de 2025, o Vasco venceu o Flamengo no Maracanã, com um placar de 2 a 1, sendo os autores dos gols Nenê e Rodrigo, no returno do Campeonato Brasileiro. Essa, portanto, foi a mais recente vitória do time de São Januário sobre o Mais Querido. Em 2015, o Cruzmaltino, por sua vez, foi rebaixado para a Série B do Brasileirão.

É importante ressaltar que o Vasco passou um longo período sem se deparar com o Flamengo no Brasileirão, justamente devido ao seu rebaixamento para a Série B. Em 2020, por exemplo, o rival de São Januário caiu pela última vez e somente retornou à elite do futebol nacional em 2022.

Cabe mencionar que o Vasco já enfrentou o rebaixamento à Série B do Brasileirão em quatro ocasiões e disputou cinco temporadas na Segunda Divisão. O primeiro rebaixamento do time carioca ocorreu em 2008, quando a equipe conseguiu ascender no ano seguinte. Posteriormente, o Cruzmaltino foi rebaixado em 2013 e 2015, retornando também nos anos subsequentes. Por fim, a última queda do adversário aconteceu em 2020, e o clube voltou à Série A apenas na edição de 2022.

De 2025 até 2025, Flamengo e Vasco se enfrentaram em 14 partidas no Brasileirão. Desses confrontos, o Mais Querido obteve a vitória em sete ocasiões. Além disso, as equipes empataram em cinco oportunidades. Por fim, o clube de São Januário triunfou apenas em duas situações. Dessa forma, o retrospecto é extremamente favorável ao Rubro-Negro, que apresenta um aproveitamento de 61,9% contra o time carioca.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: