Os três adversários que o Flamengo irá enfrentar nas seis partidas da fase de grupos da Libertadores 2023 foram definidos. O Mais Querido terá pela frente: Aucas (EQU), Ñublense (CHI) e Racing (ARG). Com partidas dentro e fora de casa, o Rubro-Negro espera ter apoio da torcida flamenguista em ambos os cenários. Sendo assim, o Fla já conhece a capacidade dos estádios dos rivais na etapa de pontos corridos.
Estádio Presidente Perón | Racing – Buenos Aires, Argentina
Capacidade: 51.389
Estádio Chillogallo | Aucas – Quito, Equador
Capacidade: 22.000
Estádio Municipal Nelson Oyarzún Arenas | Nublense – Chillán, Chile
Capacidade: 17.500
A última visita do Flamengo no Estádio Presidente Perón, em Buenos Aires, na Argentina, não traz boas lembranças ao Mais Querido. Isso porque, na época, o Fla e o Racing jogaram as oitavas de final da Copa Libertadores, disputando uma vaga na fase seguinte do torneio. Em solo argentino, a partida terminou em 1 a 1. Já no Maracanã, o placar foi o mesmo. Sendo assim, a classificação precisou ser decidida nos pênaltis. Com 5 a 3 nas cobranças, o time ‘Azul y Blanco’ eliminou o Rubro-Negro e avançou às quartas.
Por outro lado, os estádios Chillogallo e Municipal Nelson Oyarzún Arenas são novidades para o Flamengo, visto que o time da Gávea não soma partidas oficiais nas arenas. Aliás, um dos locais pode oferecer um ‘contratempo’ ao Rubro-Negro. Isso porque, a ‘casa’ do Aucas, em Quito, no Equador opera a 2.800 metros do nível do mar.
Vale frisar que a altitude não deu bom resultado ao Flamengo em 2023. A única partida do Mais Querido sob tais condições neste ano terminou em pesadelo para o Rubro-Negro. Jogando no Estadio Banco Guayaquil, contra o Independiente del Valle (EQU), o Fla saiu derrotado por 1 a 0 e, posteriormente, perdeu o título da Recopa Sul-Americana, já em solo brasileiro, no Maracanã.
O Flamengo estreia na libertadores entre os dia 04 e 06 de abril, contra o Aucas, em Quito, no Equador. Porém, a data e o horário da partida ainda não foram definidos pela Conmebol. Aliás, o início da fase de grupos do torneio está entre os dois jogos da final do Campeonato Carioca, em 1ª e 09 do mesmo mês. Sendo assim, o Rubro-Negro terá que viajar em meio aos embates decisivos. Já a etapa de mata-mata da competição intercontinental está marcada para 19 de julho.
Share this content: