Sem categoria

Vereador explica projeto de Lei para proibir uso de VAR: ‘Estão acabando com a alegria do povo’

O árbitro de vídeo pode estar com os dias contados no Rio de Janeiro. O vereador Zico (PTB-RJ) apresentou no dia 8 de outubro um projeto de Lei que veta o uso do VAR pela arbitragem em partidas organizadas pela Federação de Futebol do Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). O EXTRA teve acesso ao documento, que prevê multa de R$ 250 mil em caso de descumprimento e o valor arrecadado destinado ao Fundo Municipal de Defesa do Consumidor.

A reportagem entrou em contato com o vereador, que teceu críticas à ferramenta e explicou a criação da Lei. Para ele, o árbitro central está perdendo revelância dentro de campo e os excessivos minutos de acréscimos interferem diretamente no consumidor.

— Estão querendo acabar com a alegria do povo. O futebol é a alegria do povo. As pessoas entram no estádio sem saber a hora que vão sair. Não sabe também a hora que se pode comemorar o gol. Só Deus sabe quem decide agora. Se não precisa mais de árbitro, coloca um drone ali, um robô ou qualquer outra coisa — declarou.

— Minha motivação foi um jogo que tiveram que dar acréscimos de 16 minutos. Daqui a pouco não vamos poder marcar para sair com os nossos filhos e familiares após o jogo por causa do VAR — conta Zico.

Ainda há um longo caminho a ser percorrido antes que o projeto de Lei seja aprovado. É preciso aprovações em diversos instâncias antes da sua homologação. Zico acredita que, caso a proposta seja aprovada, entrará em vigor à partir do Campeonato Carioca de 2020.

— Por ser vereador do Rio de Janeiro, só posso legislar por aqui. O projeto tem que passar na mesa diretora, depois comissões, depois para a Plenária… Apresentei o projeto no dia 8, isso tudo está sendo conversado, não se te informar quanto tempo que vai durar. Posso te informar que foi dada entrada. A intenção é que seja utilizada para o Campeonato Carioca de 2020.

No documento, Zico justifica a suspensão do uso da tecnologia por "não estar contribuindo para a melhora do futebol, apesar de ser uma tecnologia muito cara". Ele também que o árbitro de vídeo tem causado "interrupções demoradas, fazendo com que o ritmo das partidas seja alterado" e completa: "quem perde é o torcedor, o público que paga para assistir ao espetáculo. Temos que registrar também os julgamentos incoerentes e duvidosos que fazem com que a tecnologia, que deveria vir para somar, subtraia a alegria do torcedor".

Confira o projeto de Lei apresentado:

Projeto de Lei envolvendo o VAR Foto: Reprodução

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/vereador-explica-projeto-de-lei-para-proibir-uso-de-var-estao-acabando-com-alegria-do-povo-24021680.html

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Share
Published by
Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Matheus Cunha surpreende ao escolher o melhor técnico com quem trabalhou no Flamengo

Matheus Cunha fez sua estreia no time profissional do Flamengo em 2022. Desde então, o…

8 horas ago

Empresário comenta sobre a possível transferência de Léo Pereira do Flamengo para o Boca Juniors

Léo Pereira, titular indiscutível da defesa do Flamengo ao lado de Filipe Luís, ganhou destaque…

9 horas ago

Flamengo tinha atacante do Atlético de Madrid quase contratado, mas BAP interrompeu a negociação

O Flamengo está em busca de um novo atacante no mercado, tendo em vista a…

10 horas ago

Empresário de Pablo assegura que zagueiro continuará no Flamengo

Após uma breve passagem pelo Botafogo, Pablo retornará ao Flamengo na próxima temporada. Como o…

11 horas ago

Dirigentes do Flamengo apoiam a contratação de Boto, e torcedores interpretam como mensagem direcionada a jornalista da Globo

A opinião da jornalista Ana Thaís Matos, pertencente ao Grupo Globo, gerou controvérsia nas redes…

12 horas ago

Marcos Braz é nomeado para o cargo de secretário de Esporte e Lazer do Rio

Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, está se preparando para deixar a diretoria do…

12 horas ago

This website uses cookies.