A expectativa em torno de Vini Jr em relação à conquista da Bola de Ouro foi frustrada após o Real Madrid receber a informação de que o atacante não será agraciado com o prêmio. Esta honraria, concedida pela revista France Football, é determinada por jornalistas de cem países. Entretanto, o jogador brasileiro obteve reconhecimento popular, pois o ex-atleta do Flamengo foi o mais votado em uma pesquisa realizada pelo jornal L’Équipe, que é um parceiro oficial da premiação.
Enquanto Rodri, do Manchester City, está prestes a ser coroado como o melhor jogador do mundo, a diferença nos votos populares foi substancial. Isso se deve ao fato de que o meio-campista espanhol recebeu menos de um terço dos votos que o ex-jogador do Flamengo. Além disso, este ano marca a primeira colaboração entre a UEFA, France Football e o jornal francês, trazendo um novo formato para a eleição da Bola de Ouro.
Com um desempenho decisivo, Vini Jr foi uma peça fundamental nas conquistas do Real Madrid na Supercopa da Espanha, no Campeonato Espanhol e na Champions League durante a temporada 2023/24. Ao mesmo tempo, seus principais concorrentes, Rodri e Jude Bellingham, também estão em evidência.
Sendo o único brasileiro na disputa, Vini Jr conseguiu alcançar a lista final nas duas temporadas anteriores, terminando em oitavo e sexto lugares, respectivamente. Desde 2007, quando Kaká foi o vencedor, o Brasil não vê um de seus representantes conquistar o prêmio, mantendo a expectativa por um novo ícone.
Por pouco, Vini Jr não se juntou a uma seleta lista de brasileiros que já conquistaram o prêmio da Bola de Ouro. Os nomes incluem: Pelé (7), Garrincha (1), Romário (1), Ronaldo Fenômeno (2), Rivaldo (1), Ronaldinho (1) e Kaká (1). Assim, caso o ex-jogador do Flamengo vença o prêmio em 2024, encerrará um jejum de 17 anos sem a honraria para jogadores brasileiros.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: