Vinicius Júnior desabafa sobre casos de racismo: Perdendo a vontade de jogar

Vinicius Júnior concedeu uma entrevista coletiva na tarde de segunda-feira (25), às vésperas do amistoso entre Brasil e Espanha. O antigo jogador do Flamengo expressou sua indignação com a batalha que enfrenta contra o racismo na Espanha e declarou que está perdendo cada vez mais a vontade de entrar em campo.

É extremamente triste tudo o que tenho enfrentado aqui (na Espanha) a cada partida, a cada dia, a cada vez que faço uma denúncia. Eu e todos os negros, não só na Espanha, mas em todo o mundo, sofremos diariamente. Os atos de racismo verbal são mínimos comparados a todas as formas de discriminação que os negros enfrentam. Meu pai sempre teve dificuldades para conseguir emprego por ser negro. Na dúvida, sempre optam pelo branco. Estou lutando contra tudo o que está acontecendo comigo. Cada vez sinto menos vontade de jogar -, destacou, antes de concluir:

É desgastante, você se sente meio que abandonado em tudo isso. Já fiz várias denúncias e ninguém é responsabilizado. Estou lutando pelas futuras gerações e pela minha família. Se fosse apenas por mim, já teria desistido. Volto para casa triste. Fui escolhido, então me aprofundo mais a cada dia. Meu irmão tem cinco anos e eu não quero que ele passe pelo que estou passando -, finalizou.

Vinicius Júnior chegou ao Real Madrid (ESP) na temporada 2018/2019. O jogador se tornou um símbolo na luta contra o racismo. Ele foi alvo de discriminação em diversas ocasiões, especialmente em jogos contra Atlético de Madrid (ESP), Valencia (ESP) e Sevilla (ESP). No entanto, nenhuma pessoa foi detida.

É importante ressaltar que o racismo não é considerado crime na Espanha. Por essa razão, aqueles que agiram de forma racista contra Vinicius Júnior não sofreram nenhuma punição. O ex-jogador do Flamengo participou de várias reuniões com a federação espanhola e a UEFA. No entanto, as entidades afirmaram que é necessário primeiro haver uma mudança na legislação do país.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: