Sem categoria

Zé Ricardo tem a receita para seguir vencendo no Flamengo

Zé Ricardo aprendeu rápido. No dia seguinte ao título do Flamengo, voltou a ser aluno em um simpósio na CBF com a presença de treinadores renomados como Tite, Fábio Capello, e Loco Bielsa. Evoluir é preciso. Os desafios propostos pelo clube vão além do Estadual, e o lema do ex-interino, que sucedeu Muricy Ramalho, também é trabalho. Para ir longe na Libertadores e brigar pelos dois títulos nacionais, Copa do Brasil e Brasileiro, a receita será a mesma da primeira conquista: ambiente, hierarquia e equilíbrio.

— Tem uma premissa que trago da base de ter equilíbrio nos momentos de vitórias e derrotas, e no profissional isso fica mais evidente. Difícil seguir sem. A pressão é grande, a cobrança . O aprendizado maior foi conviver com as críticas, saber suportá-las, separar as que fazem crescer e as que vem para atrapalhar, tumultuar, denegrir — desabafou Zé.

Não que ele esteja acomodado. Pelo contrário. Reconhecer e melhorar também é um aprendizado do ex-professor de escola pública, morador de Vila Isabel. Se não é um bamba no cargo, Zé Ricardo está no caminho certo.

— Passei por situações que se fosse mais experiente levaria de maneira diferente. Para quem trabalha em alto nível, e pretendo um dia chegar lá, tem que entender que derrotas não podem ser encaradas com o simples fato de perder, mas a possibilidade de aprender. Isso que fica de lição para mim — ensina.

A tarefa a partir de agora é seguir em evolução como time. Com um elenco qualificado e uma estrutura de ponta no clube, o início de carreira não teria endereço melhor no Brasil. A busca, porém, é por qualificar um grupo que demonstrou poucas fraquezas. A chegada de Everton Ribeiro e a utilização de Vinícius Júnior entre os profissionais são medidas previstas para o segundo semestre. De imediato, o clube tenta renovar com Réver junto ao Inter. A ideia é manter a base.

— O elenco do Flamengo é forte, mas tem que traçar novos objetivos e ir evoluindo como equipe. Propondo desafios maiores, aumentando o sarrafo, para que a gente não caia em acomodação — alertou o professor Zé Ricardo.

A exigência não impede um descanso merecido. As cinco partidas decisivas em sequência, pela Libertadores e o Estadual, farão o técnico utilizar um time misto na estreia da Copa do Brasil, amanhã, no Maracanã, contra o Atlético-GO.

A novidade será a volta de Ederson entre os relacionados e a volta de Rômulo. Alguns jogadores devem ser poupados, como Guerrero, que se desdobrou nas últimas semanas, na ausência de Diego. O peruano ilustra o quão Guerrero o Flamengo foi na maratona decisiva. Depois do jogo contra o Atlético-PR na Libertadores, em Curitiba, o estado físico dos atletas era ruim, sobretudo devido ao gramado sintético.

A comissão técnica colocou em prática, então, um plano de recuperação que não evitou, mas minimizou o desgaste para a finalíssima contra o Fluminense. Em uma semana entre as finais a atividade em campo foi reduzida, além de massagem e controle de carga, e até antiinflamatórios injetados antes dos jogos. Guerrero sentiu mais porque ganhou responsabilidade maior. Com metas de gols e deslocamento em campo maiores, sofreu com a sequência de jogos, mas respondeu bem, apesar da fadiga muscular. Zé Ricardo havia dito ao centroavante que o protagonismo precisaria aumentar. E ele deu conta. O gol e o título consolidaram a idolatria até certo ponto atrasada. Guerrero e os principais jogadores voltam, de acordo com o cronograma do clube, na estreia do Brasileiro, sábado, diante do Atlético-MG, de olho na partida contra o San Lorenzo pela Libertadores, na outra quarta-feira, na Argentina.

VINÍCIUS JÚNIOR

Em busca de evolução, mas também renovação, o Flamengo terá a provável estreia de Vinícius Júnior nos profissionais diante do Galo, no Maracanã. A jóia de 16 anos está em vias de renovar o seu contrato até 2022, mas não deve ficar até lá. A diretoria aguarda a proposta concreta do Real Madrid, que sinalizou com o pagamento de 45 milhões de euros pelo jogador, e superou os valores do Barcelona. A multa rescisória era de R$ 100 milhões. O Flamengo já tem a renovação engatilhada e a preferência de compra para os merengues no papel. Falta a proposta oficial chegar. Vinícius jogaria no clube apenas até completar 18 anos, no meio do ano que vem. O atacante se apresenta provavelmente hoje no Ninho do Urubu, depois de realizar exames médicos ontem para ser promovido para o time de cima. A negociação aguarda apenas a definição se o Flamengo manterá os 100% de direitos econômicos do jogador, que pertence á empresa Traffic. Com Vinícius e Guerrero, o tratamento de Zé Ricardo será o mesmo que dá a todo o elenco.

— Tentamos tratá-los de forma igualitária, respeitando e sendo humilde, mas mostrando pra eles que jogam por merecimento. É um grupo maravilhoso, a conquista fortalece essa unidade, agora vamos tentar fazre um segundo semestre grandioso e com conquistas.

Fonte: https://oglobo.globo.com/esportes/ze-ricardo-tem-receita-para-seguir-vencendo-no-flamengo-21311702

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Share
Published by
Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Tite recebe reforço para o ataque do Flamengo, e Luiz Araújo pode ter novo concorrente

Gabigol obteve o efeito suspensivo nesta terça-feira (30) e está de volta às atividades no…

15 minutos ago

Gabigol fala sobre retorno aos treinos do Flamengo: “Correr bastante e me dedicar”

Após mais de um mês afastado dos gramados, Gabigol retornou aos treinamentos no Ninho do…

26 minutos ago

Tite visitou Gabigol nos bastidores durante período de afastamento

Após mais de um mês afastado dos campos de futebol devido a uma punição por…

1 hora ago

Gabigol retorna ao CT do Flamengo para treinar após conquistar efeito suspensivo

O atacante Gabigol retornou ao centro de treinamento Ninho do Urubu. Poucas horas após obter…

1 hora ago

Torcida do Flamengo esgota setor do Maracanã para jogo contra Amazonas, pela Copa do Brasil

O torcedor do Flamengo acordou com uma excelente notícia nesta terça-feira (30). Após ter sido…

2 horas ago

Gabigol pode retornar aos gramados pelo Flamengo após mais de 2 meses

A manhã desta terça-feira (30) trouxe boas notícias para os torcedores do Flamengo. A defesa…

2 horas ago

This website uses cookies.