Zico critica a diretoria atual do Flamengo em relação ao planejamento de 2024: ‘Nunca fui favorável’

Com a aproximação do término da temporada, o Flamengo e seus torcedores rubro-negros iniciam uma reflexão sobre o ano de 2024. Apesar da conquista do título da Copa do Brasil, o desempenho do Mengão ao longo do ano foi insatisfatório. Essa é a opinião de Zico, maior ídolo da equipe. Durante uma ‘live’ ao lado de Luiz Eduardo Baptista, o ex-jogador declarou que a diretoria do clube cometeu várias falhas no planejamento.

— ‘Eu nunca fui favorável a esse negócio de poupar jogador e separar campeonatos. Você tem Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil. Não pode ter um elenco de 25 a 30 jogadores e ficar poupando para disputar essas competições. Jogador fica uma semana parado e volta pior ainda. Pode se lesionar, acabar não resistindo. Mas pera aí, tem que saber como está a vida dele fora do campo. O jogador precisa viver para aquilo’ — afirmou, antes de concluir:

— ‘Os valores econômicos são muito altos para pensar em qualquer coisa que não seja jogar futebol. Por que todos os jogadores no mundo, os principais, estão jogando todos os jogos? Jogadores do Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique. Ninguém fica fora, e só no Brasil tem que ficar poupando. Por que isso? O Flamengo poupou jogadores em abril. Não é fácil. Aí depois os jogadores chegaram no momento de disputa e não estavam na melhor condição. Profissionalismo é tudo’ — finalizou Zico.

Desde o início da Libertadores, a trajetória do Flamengo foi aquém das expectativas. Na fase de grupos, o Rubro-Negro classificou-se em segundo lugar, com três vitórias, um empate e duas derrotas. Nas oitavas de final, o Mengão superou o Bolívar (BOL) por 2 a 1 no agregado. Contudo, nas quartas de final, o Mais Querido foi eliminado pelo Peñarol (URU) por 1 a 0, encerrando assim o sonho do tetracampeonato.

No Campeonato Brasileiro, o Flamengo parecia estar a caminho do título, uma vez que o Rubro-Negro liderou algumas rodadas do torneio ainda no primeiro turno. Entretanto, na segunda metade da competição, o Mengão sofreu uma queda acentuada no desempenho e não conseguiu acompanhar os demais adversários na luta pelo troféu. Atualmente, o Fla ocupa a terceira posição, com 66 pontos, e não possui mais chances de se sagrar campeão.

Por outro lado, os torcedores rubro-negros têm pelo menos um motivo para celebrar. Em novembro, o Flamengo conquistou o pentacampeonato da Copa do Brasil, ao vencer o Atlético-MG na final por 4 a 1. Nas etapas anteriores, o Mais Querido eliminou Amazonas, Palmeiras, Bahia e Corinthians, em sequência.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: