Sete vezes campeão carioca, Zico ocupa um lugar de destaque na história do futebol do Rio de Janeiro. Por esse motivo, o maior ídolo da história do Flamengo possui um apreço especial pelo campeonato estadual e demonstra preocupação com a forma como os quatro grandes clubes tratam a competição nos dias de hoje. Segundo o Galinho, quando as equipes optam por escalar reservas em partidas do torneio, isso representa um desrespeito.
— *Sobre o Campeonato Carioca, eu acho que é uma pena que, no início, os próprios clubes não respeitam o campeonato como deveriam respeitar, não utilizando sua equipe principal. A meu ver, isso sempre acaba sendo extremamente desrespeitoso com o torcedor e com o próprio clube. Eu nunca fui a favor dessa prática* — afirmou Zico durante a inauguração de sua estátua de cera no AquaRio.
— *Eu acredito que o Carioca, assim como os campeonatos regionais, desempenharam um papel importante no futebol brasileiro. Foi a partir desses torneios que surgiram grandes jogadores de todas as regiões do Brasil e eu acho que eles merecem sempre ser tratados com respeito. Infelizmente, vejo que essa consideração está faltando nos dias de hoje* — acrescentou Zico nesta terça-feira (19).
Vestindo a camisa do Flamengo, Zico conquistou os títulos cariocas de 1972, 1974, 1978, 1979, 1979 (especial), 1981 e 1986. Em diversas entrevistas, o eterno camisa 10 relembra que, naquela época, o campeonato estadual tinha mais importância do que o Campeonato Brasileiro e até mesmo do que a Libertadores. Diante disso, o ídolo rubro-negro clama por respeito à competição.
Por diferentes razões, Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense escalaram times reservas em partidas do Campeonato Carioca de 2024. O Rubro-Negro utilizou uma equipe composta principalmente por jogadores do sub-20 nos confrontos contra Nova Iguaçu e Portuguesa, enquanto o time de Tite disputava amistosos nos Estados Unidos.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: