Zico, considerado o maior ídolo da história do Flamengo, expressa sua opinião de que a função do camisa 10 ‘original’ está se extinguindo no futebol. De acordo com o ex-jogador, Arrascaeta, atleta do Mengão, é um dos poucos que ainda desempenham essa função, atuando por trás do centroavante. Em contraste, o Real Madrid (ESP) não possui um jogador dessa posição, uma vez que Modric atua mais como um meio-campista central.
— ‘Qual é o maior time do mundo e o maior campeão? O Real Madrid. Quem é o 10 do Real Madrid? (Modrić) Ele é 10? É meiuca! O Real Madrid joga com três na frente e três no meio. Não tem o 10. Se o melhor time não tem o 10, todo mundo quer copiar. Acabaram com a posição do número 10’, afirmou Zico, antes de concluir:
— ‘O Flamengo, com o Arrascaeta, ainda joga com esse jogador atrás do centroavante. É a posição do 10. Hoje não tem mais. Acabaram com o 10. Eu atribuo aos novos treinadores a extinção da posição de número 10. Quando pedem para fazer teste, o cara tem que ser forte, alto e combativo, e não um jogador de futebol. Não existem mais treinadores que valorizem o craque e os grandes jogadores. Hoje, tudo gira em torno da tática’, finalizou Zico em uma entrevista à ‘FlaTV’.
Arrascaeta ingressou no Flamengo em 2019 e, desde então, tem utilizado a camisa 14. A partir de 2023, a tradicional camisa 10 do Mengão passou a ser vestida por Gabigol, que assumiu o número após a aposentadoria de Diego Ribas. Entretanto, após a punição do atacante por aparecer em uma foto com a camisa do Corinthians, o número histórico ficou vago. Assim, ao final da última temporada, o uruguaio teve a honra de vestir o Manto Sagrado mais especial.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: