O Flamengo representa raça, amor e paixão. No entanto, Zico é consciente disso desde os 15 anos, quando ouviu de Zizinho, um ídolo do clube nas décadas de 30 a 50. Em um vídeo divulgado pelo Rubro-Negro na noite deste domingo (09), o Galinho de Quintino recordou o momento em que recebeu o Manto Sagrado das mãos do ‘Mestre Ziza’.
— Essa camisa é o maior presente de Deus que eu recebi. Quando eu estava no América, garoto, depois do Evaristo, o Zizinho virou para mim e falou: ‘garoto, aquela camisa lá é diferente. Não basta só saber jogar futebol. Tem que chegar junto, correr, brigar, lutar, dar carrinho, qualquer coisa — afirmou Zico.
— Você imagina o Zizinho, para o meu pai, era o maior jogador da história, falando isso para mim. Eu com 15 anos, começando na escolinha do Flamengo. Isso é uma dádiva de Deus que recebi. Guardei e fui passando para outras gerações — acrescentou o Galinho.
Embora Zico não tenha presenciado Zizinho em ação, para o pai do Galinho, o ‘Mestre Ziza’ era considerado até superior a Pelé. O carioca de São Gonçalo, terra de Vini Jr, conquistou o Campeonato Carioca de 39, o Rio-SP de 40 e o Torneio Relâmpago de 43. Ademais, Zizinho desempenhou um papel crucial no primeiro tri estadual do Mengão, que aconteceu de 42 a 44. Por fim, ele foi agraciado com o prêmio de melhor atleta na Copa do Mundo de 50.
Vestindo a camisa do Flamengo, Zizinho participou de 328 partidas, acumulando 189 vitórias e marcando 142 gols. Ademais, a lenda rubro-negra ocupa a décima posição entre os maiores artilheiros da história do clube. O primeiro lugar, evidentemente, pertence a Zico, com 509 gols. Na sequência, aparecem Dida (264) e Henrique Frade (216), completando o top-3.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: