Globo corta parte de pagamento referente ao Brasileirão, e clubes ligam alerta

As competições estão todas paralisadas no Brasil, devido à pandemia do coronavírus, e não há prazo para serem retomadas ou iniciadas. Por isso, a TV Globo já havia cortado a verba dos estaduais, deixando alguns clubes sem receber quantias referentes ao torneio. A emissora repetiu a atitude, agora em relação ao Campeonato Brasileiro.

De acordo com o Uol Esporte, a Globo suspendeu o pagamento referente ao Brasileirão. A primeira parcela deveria ser paga em março, o que não aconteceu, assim como a segunda, que seria depositada em abril, também fora suspensa. Isso porque, a emissora alega que a incerteza quanto à formula de disputa da competição impede que o pagamento seja realizado.

A verba que deveria ser depositada é a parte dividida igualitariamente entre os clubes. O valor é algo em torno de R$ 22 milhões para cada equipe, com R$ 439 milhões sendo distribuídos de maneira igual. Esse direito é pago de duas vezes, abril e março, com ambos não sendo efetuados pela Globo.

Entenda o caso:

Com as competições paralisadas, os clubes foram obrigados a dar férias coletivas aos seus jogadores. O prazo de retorno é no dia 20 de abril, mas ainda há incertezas quanto à situação do país, podendo prolongar por mais tempo este período. Sem convicção quanto à data em que os torneios serão retomados ou iniciados, os clubes, junto com a CBF, deram início ao debate sobre uma possível mudança na forma de disputa do Campeonato Brasileiro.

A TV Globo e a Turner, ambas com direitos de transmissão da competição, se posicionaram contra uma possível mudança na fórmula do Brasileirão, por conta da datas que iriam diminuir, caso passasse a ser disputado em mata-mata ao invés de pontos corridos. Com isso, ainda há o debate se irão prolongar o torneio nacional até janeiro de 2021. Porém, como o Ministério da Saúde ainda não estipulou data para o fim do isolamento social, a discussão em relação ao futebol ainda é embrionária. Os clubes e a CBF, no entanto, devem acelerar a definição do assunto, para que possam receber o pagamento da Globo.

Fonte: https://colunadofla.com/2020/04/globo-corta-parte-de-pagamento-referente-ao-brasileirao-e-clubes-ligam-alerta/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=globo-corta-parte-de-pagamento-referente-ao-brasileirao-e-clubes-ligam-alerta

Share this content: