SOLUÇO

Já perdi a conta de quantas vezes fui chamado de “Passador de Pano”, “Chapa Branca”, “Torcedor de Dirigente” etc. Mas quem expõe publicamente opiniões sobre futebol e política, está sujeito a isso mesmo. Faz parte do jogo.

Respeito opiniões contrárias, mas grande parte dos nossos torcedores não imagina o que sentíamos, quando, QUASE DIARIAMENTE, víamos notícias desabonadoras sobre o Flamengo na mídia. Ouvir que meu clube não pagava salários há MESES, que devia a todo mundo, que jogador nenhum queria jogar aqui, que tínhamos TROCENTOS processos na Justiça Trabalhista etc., me enchia de vergonha. Cada uma dessas vezes, era como se estivessem falando de mim, ou de alguém da minha família.
Em rodas de amigos, quando o assunto era futebol, e essas notícias eram comentadas, só restava um sorriso amarelo, ou abaixar a cabeça, como um réu sem argumentos para sua defesa. Mas isso, graças principalmente a integrantes dessa Diretoria atual, mudou completamente.

Hoje, eu sinto é UM PUTA ORGULHO da Administração Financeira do nosso clube, de saber que HÁ MAIS DE DEZ ANOS não atrasamos salários, que grandes jogadores SONHAM jogar aqui, que somos respeitados e temos Crédito NO MUNDO INTEIRO.

Montamos o elenco mais forte das Américas, e temos capacidade financeira para nos reforçar mais ainda. Nos tornamos o clube com mais conquistas de Campeonato Brasileiro (8, desde 1971, antes da farta distribuição de títulos, em competições sem importância, feita pela CBF). Além de o mais vezes Campeão no Rio, nos tornamos Tetra da Copa do Brasil. Sem falar que, hoje, NENHUM outro clube brasileiro tem mais títulos de Libertadores do que nós, competição essa que era uma espinha em nossas gargantas.

E a de 2019, em especial, foi talvez a maior emoção esportiva da minha vida. Cheguei a achar que não veria outra, depois de 81. E me vi foi chorando feito um Bebê desmamado, ajoelhado diante da TV, ao apito final do juiz. E não me constrange nem um pouco confessar que aquelas imagens, ATÉ HOJE, me deixam EXTREMAMENTE emocionado. Que me perdoem os mais jovens, mas SÓ quem esperou 38 anos por aquele momento, pode ter a exata noção do que ele representou, especialmente pela forma como aconteceu.

Nossa Diretoria comete erros? CLARO que comete, MUITOS, como qualquer outra. O ano de 2023 foi uma merda? Foi, é evidente que foi. Mas TODOS têm sua parcela de responsabilidade. É ingênuo, injusto, mentiroso, ou simplesmente Má Fé, querer responsabilizar apenas um setor pelo fracasso do ano passado.

Confesso que fica difícil compreender, o fato de existir TANTA gratidão a Gabigol, Arrascaeta, Bruno Henrique etc., e nem tanta assim pelos responsáveis por eles estarem jogando aqui conosco. Minha dívida de gratidão é dividida igualmente entre as duas partes. Como esquecer os méritos de quem vem contribuindo TANTO, para que estejamos conquistando TANTAS alegrias e Taças? Digam o que disserem, NADA vai apagar o que foi feito no Flamengo nos últimos anos e muito menos o que vem sendo plantado, para colhermos nos próximos.

Não sou amigo de NINGUÉM da nossa atual Diretoria e nem os conheço pessoalmente. Como também não tenho a MENOR participação na política do clube. Nem mesmo votante sou mais. Meu ÚNICO interesse é que, seja quem for que esteja no Comando, seja mantida a política de austeridade atual e nos possibilitem continuar crescendo cada vez mais.

Me impressiona muito, MUITO MESMO, o esforço feito por alguns torcedores, em pontuar erros cometidos pelos nossos Gestores nesse processo. Acredito que seria muito mais lógico, e inteligente, valorizar o que vem sendo feito, para que o trabalho que nos proporciona essa fase gloriosa seja mantido.
As SAFs já são uma realidade e existe uma possibilidade real do nível de concorrência conosco ser cada vez maior. Da nossa supremacia atual se deparar com adversários muito mais fortes e nossas conquistas deixarem de ter a mesma frequência.

Por isso minha insistência para que, ao invés de dar ouvidos a pessoas mal intencionadas, que se dedicam apenas a jogar para a torcida em busca de Likes, ou com interesses escusos na política do clube, o nosso torcedor valorize mais esse nosso momento. Desfrute o fato de estarmos, tanto técnica como financeiramente, no TOPO das Américas. Isso pode não durar pra sempre.
O ano passado foi horrível, sem dúvida, mas certamente representará apenas um soluço, neste que será, CERTAMENTE, o período de GRANDES conquistas mais longo da nossa história.


PRA CIMA DELES, MENGÃO !!!

Share this content: