Infelizmente, para os adeptos do Flamengo, o desempenho de Tite tem sido marcado por quebras de marcas negativas. Após sofrer uma derrota para o Palmeiras no Allianz Parque, encerrando um período de sete anos sem perder para o rival, e também perder para o Botafogo no Engenhão após seis anos de invencibilidade, Tite conquistou mais um feito no confronto com o Peñarol (URU). Agora, o treinador se tornou o comandante com mais derrotas na história do Rubro-Negro na competição, empatado com Joel Santana, ambos com quatro derrotas.
Ao contrário de Joel Santana, Tite acumulou quatro derrotas em uma única edição da Libertadores. Ele foi derrotado duas vezes pelo Bolívar (BOL), perdeu para o Palestino (CHI) e agora sofreu uma derrota por 1 a 0 para o Peñarol, no Maracanã lotado com mais de 64 mil torcedores.
Por outro lado, Joel Santana teve suas derrotas em edições diferentes da Libertadores. Em 2008, conhecido como ‘Papai’, sofreu derrotas para o Nacional (URU) e o América do México. Já em 2012, o Flamengo teve resultados negativos com o treinador contra Olimpia (PAR) e Emelec (EQU).
A Libertadores de 2024, empatada com as campanhas de 2002 e 2010, registra o maior número de derrotas do Flamengo em uma mesma edição. No entanto, nas outras duas ocasiões, os técnicos eram diferentes. Em 2002, o Mengão foi comandado por João Carlos e Carlos Alberto Torres. Já em 2010, Andrade e Rogério Lourenço estiveram no banco de reservas rubro-negro. Na primeira ocasião, o Flamengo foi eliminado na fase de grupos. Já há 14 anos, a jornada terminou nas quartas de final.
Desta forma, os torcedores do Flamengo esperam que Tite não se torne o líder isolado em derrotas no comando do clube na Libertadores. A vitória é a única opção para o Rubro-Negro seguir na competição. Na quinta-feira (26), o Flamengo enfrenta o Peñarol em busca de reverter a desvantagem no Maracanã. A partida está marcada para as 19h (horário de Brasília) no Estádio Campeón del Siglo.
Antes disso, o Flamengo terá que enfrentar o Grêmio em Porto Alegre. Para se concentrar na preparação para a Libertadores, a equipe titular foi poupada do confronto no Brasileirão, com 12 jogadores permanecendo no Rio de Janeiro. O jogo da 27ª rodada está marcado para as 18h30 (horário de Brasília) na arena do time gaúcho.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: