Conmebol solicita alteração no sistema de ‘rebaixamento’ de times da América do Sul no Mundial de 2024

O Flamengo assegurou sua participação no próximo ‘Super’ Mundial de Clubes, que será realizado em 2025. No entanto, o Rubro-Negro almeja disputar o Intercontinental de 2024 e, para alcançar esse objetivo, precisa conquistar a Libertadores. Neste novo torneio, o vencedor da América do Sul terá vaga direta nas quartas de final, uma situação que causou descontentamento na Conmebol. A entidade entrou em contato com a FIFA solicitando que o representante sul-americano entre diretamente nas semifinais, assim como ocorria na versão anterior até 2023.

A FIFA denomina o torneio como Intercontinental, enquanto a Conmebol o classifica como Mundial. Na competição, o campeão da Libertadores enfrentará o vencedor da Concacaf nas quartas de final. Posteriormente, terá que competir com o melhor time do chaveamento envolvendo Ásia, África e Oceania, na semifinal. Dessa forma, será definido o adversário que enfrentará o representante europeu na final.

Com o intuito de garantir a vaga do representante sul-americano diretamente nas semifinais, como ocorria nas edições anteriores, a Conmebol enviou um comunicado oficial para a FIFA no dia 04 de abril, de acordo com informações do UOL. No entanto, até o momento, não houve resposta por parte da entidade máxima do futebol. A Conmebol justifica sua solicitação com base nos 26 títulos mundiais conquistados pelos times do continente, em comparação com nenhum título das equipes asiáticas, africanas e de outras regiões fora da Europa.

O campeão da Libertadores enfrentará o representante das Américas Central e do Norte em partida única, em local a ser determinado por sorteio da FIFA, na casa de uma das equipes. Na semifinal, contra a equipe proveniente da Ásia, África ou Oceania, o confronto ocorrerá em um local neutro, onde também será realizada a final contra o representante europeu.

Por outro lado, a Conmebol propõe um formato com confrontos de oitavas de final entre Ásia, América do Norte, Central e Caribe, África e Oceania. Dessa forma, dois times avançariam para as quartas de final. O vencedor desse confronto enfrentaria o campeão da Libertadores em uma semifinal e, posteriormente, disputaria a final contra a equipe europeia.

Para o Flamengo, a única oportunidade de participar do novo Intercontinental, ou Mundial Interclubes, como tem sido chamado pela Conmebol, é conquistando a Libertadores. Inclusive, o Rubro-Negro entrará em campo nesta quarta-feira (24), contra o Bolívar (BOL), em La Paz, a 3.640 metros de altitude, no Estádio Hernando Siles, às 21h30 (horário de Brasília).

Publicado em colunadofla.com

Share this content: