Deboche no placar, craques e equilíbrio: Flamengo e Corinthians fazem tira-teima em mata-matas

O sorteio da Copa do Brasil colocou frente à frente as duas maiores torcidas do país logo nas oitavas de final. Corinthians e Flamengo começam a decidir nesta quarta-feira às 21h30, na Arena Corinthians, uma vaga na próxima fase. No ano passado, a equipe paulista levou a melhor na semifinal. O retrospecto dos dois clubes, no entanto, aponta para duelos equilibrados e repletos de craques.

Será o sétimo encontro entre Corinthians e Flamengo em mata-matas. O clássico já teve jogos decisivos por Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Rio-São Paulo e Supercopa do Brasil. O equilíbrio é a marca do confronto. Cada time levou a melhor três vezes. O duelo que começa quarta e tem seu capítulo decisivo em 4 de junho, no Maracanã, é uma espécie de tira-teima.

O confronto vai bem de protagonistas. Nomes como Sócrates, Junior, Casagrande, Zico, Neto, Túlio, Sávio, Vagner Love, Adriano, Romário e Ronaldo participaram de grandes jogos de mata-mata entre os dois clubes. E, enquanto aguardamos o próximo capítulo ser escrito, recordamos essa história abaixo.

Quartas de final do Brasileiro de 1984

Em 1984, Corinthians vence Flamengo por 4 a 1 pelo Campeonato Brasileiro

O Flamengo vivia a maior fase de sua história e tinha conquistado três dos últimos quatro Campeonatos Brasileiro. No jogo de ida, no Maracanã, venceu o Corinthians por 2 a 0 e encaminhou uma vaga nas semifinais. No Morumbi, no entanto, o Corinthians contrariou a lógica. Comandado por Sócrates e Casagrande, o Timão venceu por 4 a 1 e eliminou o time carioca.

No fim do jogo, o placar eletrônico do Morumbi provocou: “"Ponte aérea para o Rio – Próximas partidas – 18:00, 19:00, 20:00, 21:00" e “Boa viagem”. Foi uma brincadeira de um engenheiro corintiano que trabalhava no Morumbi, para o delírio de mais de 120 mil torcedores no estádio.

  • Flamengo 2 x 0 Corinthians (Maracanã)
  • Corinthians 4 x 1 Flamengo (Morumbi) Gols: Biro-Biro, Wladimir, Édson e Ataliba (COR) Paulinho (contra)

Quartas de final da Copa do Brasil de 1989

Em 1989, Corinthians vence Flamengo por 4 a 2 mas fica fora da Copa do Brasil

A história quase se repetiu cinco anos depois. Após perder no Maracanã por 2 a 0 para o Flamengo, o Corinthians esteve próximo de reverter a vantagem no Pacaembu. Com três gols no segundo tempo, a equipe paulista conseguiu fazer 4 a 1, com Neto, aos 40 minutos do segundo tempo. A dois minutos do fim, no entanto, Júnior marcou e calou o estádio. Ele e Zico comandaram a classificação rubro-negra.

  • Flamengo 2 x 0 Corinthians (Maracanã)
  • Corinthians 4 x 2 Flamengo (Pacaembu) Gols: Neto, Giba, Eduardo e Neto (COR) Zico e Júnior (FLA)

Supercopa do Brasil de 1991

Em 1991, Corinthians 1 x 0 Flamengo – Supercopa do Brasil

A CBF anunciou a inclusão da Supercopa do Brasil no calendário de 2020, mas a competição não chega a ser novidade. Em 1991, Corinthians e Flamengo, campeões brasileiro e da Copa do Brasil, respectivamente, no ano anterior, decidiram a taça em jogo único no Morumbi. Neto marcou o único gol do jogo e deu o título à equipe paulista.

  • Corinthians 1 x 0 Flamengo (Morumbi) Gol: Neto

Quartas de final do Rio-São Paulo de 1997

Em 1997, Tulio estreia pelo Corinthians perdendo para o Flamengo de Romário

Os times de maiores torcidas do país voltaram a se encontrar na quartas de final do Rio-São Paulo, em 1997. Reforçado com contratações badaladas, o Corinthians era o favorito. No entanto, o Flamengo atropelou no primeiro jogo no Maracanã e venceu por 3 a 0. Na estreia de Túlio com a camisa corintiana, quem deu as cartas foi Romario, com dois gols. Sávio ainda marcou outro. A equipe paulista venceu o jogo de volta por 2 a 0, mas quem avançou foi o Rubro-Negro.

  • Flamengo 3 x 0 Corinthians (Maracanã) Gols: Romário, Romário e Sávio (FLA)
  • Corinthians 2 x 0 Flamengo (Morumbi)

Oitavas de final da Libertadores de 2010

Os gols de Corinthians 2 x 1 Flamengo pelas oitavas da Libertadores 2010

Outro confronto que o Corinthians era o favorito, mas o Flamengo levou a melhor. Melhor campanha da fase de grupos, o Timão enfrentou o Flamengo, pior campanha entre os classificados. No jogo de ida, um dilúvio no Maracanã. O Rubro-Negro venceu por 1 a 0, com gol de pênalti de Adriano. Na partida de volta, no Pacaembu, o Corinthians massacrou no primeiro tempo e reverteu a vantagem, com direito a gol de Ronaldo. Hoje na equipe paulista, Vagner Love diminui na etapa final e levou os cariocas às quartas de final da Libertadores pela última vez.

  • Flamengo 1 x 0 Corinthians
  • Corinthians 2 x 1 Flamengo Gols: David (contra) Ronaldo (COR) Vágner Love (FLA)

Semifinal da Copa do Brasil de 2018

Os gols de Corinthians 2 x 1 Flamengo pela semifinal da Copa do Brasil

O último encontro entre as duas equipes em mata-mata é recente. Há oito meses o Corinthians eliminou o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil. Após empate sem gol no Maracanã, Pedrinho saiu do banco e precisou de poucos minutos para marcar o gol da classificação. O resultado derrubou o então técnico rubro-negro, Maurício Barbieri.

  • Flamengo 0 x 0 Corinthians
  • Corinthians 2 x 1 Flamengo

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/deboche-no-placar-craques-e-equilibrio-flamengo-e-corinthians-fazem-tira-teima-em-mata-matas.ghtml

Share this content: