Definidos os 12 europeus classificados para o Mundial 2025 que terá o Flamengo

O novo Campeonato Mundial de Clubes, que terá início em 2025, já possui os 12 representantes europeus definidos. Na última quarta-feira (17), o RB Salzburg, da Áustria, assegurou sua participação no torneio que contará com a presença do Flamengo no próximo ano. A confirmação da vaga dos austríacos veio com a eliminação do Arsenal, da Inglaterra, para o Bayern de Munique, da Alemanha, na Liga dos Campeões.

Além do Salzburg, outra equipe que garantiu sua classificação foi o Ulsan, da Coreia do Sul, na Ásia. O time sul-coreano conquistou sua vaga para o Mundial ao vencer o Yokohama Marinos, do Japão, por 1 a 0, na semifinal da Liga dos Campeões Asiática. Com base no ranking continental da FIFA, os sul-coreanos não podem mais ser alcançados.

Na Europa, os representantes serão: Bayern de Munique e Borussia Dortmund (Alemanha), Chelsea e Manchester City (Inglaterra), Porto e Benfica (Portugal), Real Madrid e Atlético de Madrid (Espanha), PSG (França), Inter de Milão e Juventus (Itália) e RB Salzburg (Áustria).

Uma combinação de resultados na Liga dos Campeões definiu as vagas restantes. Ou o Arsenal ganharia o torneio e se classificaria para o Mundial, ou, caso outra equipe fosse campeã, o Salzburg garantiria a vaga pelo ranking. Com a eliminação dos ingleses diante do Bayern, os austríacos garantiram sua presença no torneio internacional.

Assim, os 12 representantes europeus já estão confirmados para o Mundial. Na América do Sul, ainda restam três vagas: uma para o campeão da Libertadores de 2024 e duas pelo ranking. Além disso, a Ásia terá mais uma equipe, a África terá dois representantes, assim como a América Central e do Norte. O país-sede, Estados Unidos, também enviará um representante, totalizando 32 times na competição.

O Mundial de Clubes de 2025 seguirá o mesmo formato da Copa do Mundo de seleções, sendo dividido em oito grupos de quatro equipes. Os dois melhores de cada grupo avançarão para as oitavas de final. O torneio, que acontecerá nos Estados Unidos, terá início em 15 de junho e a final está marcada para 13 de julho do próximo ano.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: