A vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Internacional, neste domingo, no Maracanã, colocou o Rubro-Negro na liderança do Campeonato Brasileiro e precisando de apenas uma vitória para ser campeão. Mas se o Colorado vencesse, ficaria com o título. Isso não foi suficiente para a CBF trazer a taça ao estádio e chamou a atenção de Rodrigo Dourado, que insinuou um favorecimento por parte da entidade ao rubro-negro.

— É triste falar… Não sei se é a CBF, mas a gente poderia ser campeão hoje e os caras nem trouxeram o troféu pra nós. É difícil. Acho que eles querem que o Flamengo ganhe — declarou o volante.

Dourado também reclamou da expulsão do lateral-direito Rodinei, do Internacional, no início do segundo tempo.

— A arbitragem foi determinante. O próprio Filipe disse que não proposital, que tinha sido sem querer. O Diego, capitão deles, disse que era pra amarelo. Fica difícil falar — completou.

Soccer Football – Brasileiro Championship – Flamengo v Internacional – Estadio Maracana, Rio de Janeiro, Brazil – February 21, 2021 Flamengo's Gabriel celebrates scoring their second goal with Gerson REUTERS/Alexandre Loureiro Foto: ALEXANDRE LOUREIRO / REUTERS

A CBF decidiu que a entrega da taça só será feita na última rodada e não a levaria para o Maracanã. A ideia é seguir o padrão que foi adotado na Série B. Mesmo com a chance de título antecipado do América-MG, a CBF confeccionou duas taças para a última rodada, já que a Chapecoense também tinha chances de conquistar o torneio.

No fim, o troféu foi levantado em Chapecó. Portanto, caso o Inter ainda não tenha garantido o título na última rodada, serão enviadas taças ao Beira-Rio, onde o Colorado enfrenta o Corinthians, e ao Morumbi, onde o Flamengo enfrenta o São Paulo.

As contas são simples: o Flamengo precisa vencer o São Paulo, na próxima quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Morumbi, para comemorar o título. Em caso de empate, o Internacional não pode vencer o Corinthians, na mesma data e horário, no Beira-Rio. O Colorado torce por um tropeço do Rubro-Negro e precisa triunfar se quiser ser campeão no saldo de gols.

Confira os cenários para o título na última rodada:

Vitória do Flamengo sobre o São Paulo: Flamengo campeão.

Empate do Flamengo com o São Paulo e vitória do Internacional sobre o Corinthians: Internacional campeão.

Empate do Flamengo com o São Paulo e empate ou derrota do Internacional no jogo contra o Corinthians: Flamengo campeão.

Derrota do Flamengo para o São Paulo e vitória do Internacional sobre o Corinthians: Internacional campeão.

Derrota do Flamengo para o São Paulo e derrota do Colorado para o Corinthians: Flamengo campeão.

Confira a nota da CBF antes da partida:

“A CBF informa que, independente dos resultados da rodada 37 do Campeonato Brasileiro, a ser disputada no próximo final de semana (20, 21 e 22 de fevereiro), a entrega das medalhas e da taça ao Campeão Brasileiro de 2020 será realizada na última rodada da competição, marcada para o dia 25 de fevereiro.

O modelo de protocolo seguirá o realizado nas últimas edições do Brasileirão, quando o campeão foi condecorado na rodada posterior à confirmação do título. Caso mais de uma equipe esteja na disputa pelo título na última rodada, operações de protocolo serão montadas nos estádios que forem necessários”