Com Marinho entre os titulares, o Fortaleza perdeu o título da Copa Sul-Americana 2023. Na final contra a LDU (EQU), o time brasileiro ficou com o vice ao perder nos pênaltis, após 1 a 1, no tempo normal e na prorrogação. Do lado equatoriano, Paolo Guerrero, também ex-Flamengo, iniciou a decisão e até desperdiçou a cobrança, mas, mesmo assim ficou com o troféu. O confronto aconteceu no Estádio Domingo Burgueño, na cidade de Maldonado, no Uruguai.
Apesar da titularidade dos ex-Flamengo, Marinho e Guerrero não participaram dos gols do duelo. Juan Martín Lucero abriu o placar para o Fortaleza, aos três minutos do segundo tempo, após passe de Tomas Pochettino. Aos 11’, a LDU empatou, em golaço de Lisandro Alzugaray, depois que Maurício Martínez fez longo lançamento. O ponta ex-Mengão não jogou o tempo todo e saiu aos 30’ da etapa final, já o centroavante peruano atuou até a prorrogação.
Com o vice, o Fortaleza perdeu a chance de ser segundo time brasileiro garantido na Libertadores 2024. O primeiro é o São Paulo, que bateu justamente o Flamengo na final da Copa do Brasil. Agora, as demais equipes tentam a classificação para o torneio continental através do G4 (vaga direta) e G6 (fase prévia) do Campeonato Brasileiro.
Há, ainda, a possibilidade de o Fluminense conquistar a classificação para a Libertadores 2024 por outro caminho. Para isso, o rival precisa vencer o Boca Juniors (ARG) na decisão deste ano. A partida acontece no dia 04 de novembro. Por conta do duelo, o Flamengo teve o jogo com o Red Bull Bragantino, que aconteceria neste fim de semana, adiado para o dia 23 de novembro. O Maracanã será palco dos dois confrontos, e a Conmebol prepara o gramado para a final.
Assim que Tite foi anunciado pelo Flamengo, o treinador disse que o objetivo era a vaga direta na Libertadores. Ou seja, terminar entre os quatro primeiros. Atualmente, o Mengo é o quarto, com 50 pontos. Porém, o Rubro-Negro pode ser ultrapassado, já que não entrará em campo na rodada, por dois times. O Grêmio, caso vença o lanterna América-MG neste sábado (28), e o Athletico-PR, se bater o São Paulo no domingo (28).
Share this content: