O Flamengo e o Bragantino empataram em 1 a 1, no último sábado (04), em um confronto válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Contudo, a partida foi marcada por polêmicas envolvendo a arbitragem comandada por Paulo Cesar Zanovelli da Silva, incluindo um possível pênalti não assinalado em Luiz Araújo no segundo tempo. De acordo com o ex-árbitro e comentarista, Leonardo Gaciba, a equipe carioca tem motivos para se queixar.
— Os critérios mudam a cada ano. Os árbitros estão completamente perdidos. Não há uma unificação de critérios, cada um tem a sua interpretação. Se o campo segue um critério e o VAR tem outro, é confusão na certa. Vou mencionar a instrução dada (pela CBF) aos árbitros. Se a CBF negar, que venha dizer que estou falando inverdades. O que me preocupa é a orientação fornecida pela comissão: ‘Se houver uma agarrada fora da disputa, não se marca (o pênalti), pois não teve impacto no jogo’. Isso é chocante—, iniciou Gaciba, durante o programa ‘SportsCenter’, da ESPN.
— Tivemos um pênalti em Internacional x Bahia, e a comissão da CBF nem exibiu a imagem. O jogador do Bahia derruba o do Internacional com a bola rolando, um golpe claro, uma penalidade evidente que ocorreu. Isso acontece em duas rodadas consecutivas, a arbitragem não tem critério e isso nos preocupa. O que tem sido orientado a eles? Será que vão considerar essa decisão correta? Vejo uma penalidade clara (sobre Luiz Araújo)—, continuou.
— Se (um jogador) começa a agarrar o adversário fora da área e termina dentro da área, é pênalti. Para mim, houve uma agarrada no jogador fora da disputa pela bola. O defensor do Bragantino não está interessado em jogar, só quer agarrar. Pelas imagens, é possível ver a penalidade. O pênalti existiu, o Flamengo está no direito de reclamar. Para mim, há um erro evidente de arbitragem. O árbitro não viu e se houve impacto, ele deveria chamar o árbitro para revisar a decisão de campo no VAR e tomar a decisão—, concluiu.
Aos 44 minutos do segundo tempo, o Flamengo protestou bastante por um possível pênalti em Luiz Araújo. No entanto, o árbitro Zanovelli, após analisar diversas câmeras, e o responsável pelo VAR, Daniel Nobre Bins, responderam rapidamente, concordando com a decisão de campo:
No entanto, chama a atenção o fato de que a análise do VAR sobre o lance em questão durou menos de 30 segundos. Além disso, ao contrário de outro lance polêmico na partida, em que houve o cancelamento do cartão vermelho a Luan Cândido, do Bragantino, após o árbitro revisar no vídeo e encontrar uma falta de De La Cruz para anular a expulsão, o possível pênalti em Luiz Araújo nem sequer foi recomendado para revisão no monitor pelo árbitro.
Descontentes com as decisões arbitrais nas últimas partidas, dirigentes do Flamengo pediram a palavra após o empate com o Bragantino. Além de se manifestarem após o apito final no campo, Bruno Spindel, diretor executivo do clube, e Marcos Braz, vice-presidente de futebol, teceram duras críticas sobre as faltas não marcadas a favor do Rubro-Negro.
Publicado em colunadofla.com
Share this content:
Na última quarta-feira (20), o Flamengo conquistou uma vitória sobre o Cuiabá por 2 a…
Zico é amplamente reconhecido como uma das figuras mais emblemáticas da história do futebol brasileiro.…
A Seleção Brasileira continua em um processo de aprimoramento com a chegada de Dorival Júnior.…
Apesar de o Brasil ter classificado pelo menos sete equipes para a Libertadores, os clubes…
A diretoria do Flamengo decidiu suspender Gabigol por duas rodadas em razão de episódios de…
A temporada do Flamengo está se aproximando de seu término, enquanto as eleições para a…
This website uses cookies.