Ex-rivais de Botafogo e Fluminense e aposta em joia de 21 anos: como chega a LDU contra o …

Para buscar as três vitórias seguidas em casa, que lhe colocarão com praticamente os dois pés nas oitavas de final da Libertadores, o Flamengo terá como primeiro desafio nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), o atual campeão do Equador. Pela primeira vez na história o Rubro-Negro vai enfrentar a LDU, que ficou conhecida como carrasco do Fluminense. E é bom os jogadores terem cuidado: os equatorianos sabem bem como é calar um Maracanã lotado (onde conquistaram o título em 2008) e querem aprontar de novo mesmo sem seu artilheiro, Anangonó (que não viajou por problemas particulares).

  • LDU vence o Penãrol e assume a liderança do grupo do Fla

Para saber como chega a LDU, conversamos com três jornalistas equatorianos que acompanham o dia a dia do clube: Marcello Gallo, do jornal "El Universo"; Andrés Morales, da "Gol TV", e Chrystofer Juanazo, da "Rádio Estrella". Os repórteres divergiram ao analisarem os pontos fortes da equipe, mas foram unânimes ao apontar o jovem Jhojan Julio, de apenas 21 anos, como o maior perigo para o Flamengo no Maracanã. Além de escalarem dois ex-rivais de Botafogo e Fluminense: o atacante uruguaio Aguirre e o volante equatoriano Orejuela.

A LDU buscou nove reforços no mercado para 2019, mas o meia Roberto Garcés não ficou no clube. Entre os outros oito, cinco devem ser titulares nesta quarta-feira:

  • Nicolás Freire (zagueiro) – ex-Palmeiras
  • Carlos Rodríguez (zagueiro) – ex-Peñarol (Uruguai)
  • José Luis Cazares (meia) – ex-Macará (Equador)
  • José Ayoví (meia) – ex-Barcelona de Guayaquil (Equador)
  • Adolfo Muñoz (atacante) – ex-El Nacional (Equador)
  • Jacob Murillo (atacante) – ex-Estudiantes (Argentina)
  • Andrés Chicaiza (atacante) – ex-Delfín (Equador)
  • Rodrigo Aguirre (atacante) – ex-Botafogo

Aguirre (ex-Botafogo) e Orejuela (ex-Fluminense) são velhos conhecidos dos rubro-negros — Foto: Divulgação / LDU

1) Qual será a escalação da LDU contra o Flamengo?

Marcello Gallo: Deve escalar com Gabbarini; Quintero, Rodríguez, Freire e Cruz; Intriago, Orejuela, Murillo, Jhojan Julio e Ayoví; Aguirre. Lesionado, Anderson Julio teve um problema muscular e não viajou, além do atacante Juan Anangonó por motivos pessoais.

Andrés Morales: A formação deve ser a acostumada com Pablo Repetto, onde implantou um 4-2-3-1, explorando as jogadas laterais com jogadores rápidos. Na defesa, formam a zaga Rodríguez e Nicolás Freire, que está bem e marcando gols de cabeça.

Chrystofer Juanazo: A novidade é que a LDU tem duas principais ausências, que são: Anderson Julio e Juan Anangonó. LDu vai ser escalada com Gabbarini no gol, uma linha de quatro com Quintero, Freire, Rodríguez e Cruz; dois volantes de marcação, Intriago e Orejuela; três meias de ligação: Ayoví, que substituirá Anderson Julio, Jhojan Julio e Murillo; e na frente Aguirre.

2) Qual o peso da ausência de Anangonó?

Marcello Gallo: Anangonó é uma ausência importante, é o jogador que vem sendo titular e goleador desde a saída de Hernán Barcos no ano passado. É o de maior confiança do técnico Repetto. Há outras opções para o ataque, mas Anangonó se firmou.

Andrés Morales: Juan Anangonó é um jogador importante na equipe, goleador. Mas não creio que se sinta sua falta, pois Repetto conta com o uruguaio Aguirre e o colombiano Cristian Borja, dois centroavantes de grande nível e que podem suprir a ausência do titular sem nenhum problema.

Chrystofer Juanazo: É o maior desfalque porque vinha sendo o goleador do Campeonato Equatoriano pela LDU. No fim de semana a LDU perdeu com uma equipe alternativa que jogou contra Macará, e neste momento se encontra na sexta posição na tabela de classificação do Campeonato Equatoriano.

3) Em sua opinião, qual jogador pode fazer diferença contra o Flamengo?

Marcello Gallo: Jhojan Julio é um dos jogadores que mais dá dinâmica ao meio de campo. Aproveita sua velocidade para chegar à área rival. Mas também podem ser outros dois: Murillo e Ayoví, que estão começando na equipe e têm entrado bem.

Andrés Morales: Jhojan Julio pode ser importante. É um jogador que desequilibra, chega em bons momentos e foi convocado para a seleção principal do Equador.

Chrystofer Juanazo: O jogador diferente é Jhojan Julio. Outro que desequilibra é Intriago, que tem bom controle de bola.

Joia Jhojan Julio, de apenas 21 anos, é a "arma secreta" da LDU contra o Flamengo — Foto: Divulgação / LDU

4) Qual é o ponto forte da LDU?

Marcello Gallo: Creio que o meio de campo, pois tem boas alternativas. Murillo, que controla a bola e esfria o jogo; Julio é muito rápido, e Orejuela com Intriago tem uma recuperação e projeção para começar jogando.

Andrés Morales: A defesa da LDU é muito forte com os dois centrais. Rodríguez e Freíre têm demonstrado solidez no torneio equatoriano.

Chrystofer Juanazo: O ponto mais forte considero o ataque. Desta vez não estarão os irmãos Julio, que fazem muito boa dupla, mas Jhojan é um jogador diferenciado.

5) E qual é o ponto fraco da LDU?

Marcello Gallo: Na finalização. Cria muitas opções, mas tem faltado concretizar mais, ser contundente. Isso fica mais complicado com a ausência de Anangonó, que vinha sendo a maior presença nos gols. Mas poderá resolver com Aguirre, que está se entendendo bem com o grupo e já fez seu gol.

Andrés Morales: O lado direito, principalmente o meia ofensivo. Anderson Julio tem um problema muscular e não deve jogar.

Chrystofer Juanazo: Considero que é sua defesa. Apesar de ter muito bom ataque, Gabbarini no último jogo tomou três gols. Bem, esperamos que LDU obtenha um bom resultado, que seja um jogo bonito.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/ex-rivais-de-botafogo-e-fluminense-e-aposta-em-joia-de-21-anos-como-chega-a-ldu-contra-o-flamengo.ghtml

Share this content: