Campeonato Carioca

Flamengo é acusado de cantos ofensivos de torcedores contra o Fluminense, no Carioca

Após o juiz Wagner do Nascimento Magalhães registrar na súmula que torcedores do Flamengo entoaram cânticos homofóbicos durante a partida contra o Fluminense no último sábado (16), o Rubro-Negro foi alvo de denúncia. Na quarta-feira (20), a Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) enquadrou o clube no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Com a classificação encaminhada para a final do Campeonato Carioca, no final do empate em 0 a 0, parte da torcida do Flamengo entoou os seguintes cânticos. Dessa forma, o clube foi denunciado por ‘praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência’.

Assim, o Flamengo aguarda a marcação do julgamento para poder se defender da acusação. Em caso de condenação, a pena prevista pelo CBJD é de suspensão de cinco a dez partidas, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de 120 a 360 dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código, além de multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

A canção em questão não é inédita e é comum nas vitórias do Flamengo sobre o Fluminense. Por outro lado, os torcedores do clube das Laranjeiras também possuem letras ‘inapropriadas’ para os rubro-negros. No entanto, apenas o Flamengo foi alvo de denúncia desta vez.

‘Informo que aos 43 minutos do segundo tempo, a torcida do Clube de Regatas do Flamengo cantou uma música de teor homofóbico durante 50 segundos em provocação à torcida do Fluminense FC. Cabe ressaltar que a administração do estádio exibiu uma mensagem educativa nos telões do estádio no momento em que o cântico ocorria’, relatou, na súmula, Wagner Magalhães.

Dentro de campo, sem grandes surpresas, o Flamengo eliminou o Fluminense do Campeonato Carioca. Na primeira partida da semifinal, o Rubro-Negro venceu por 2 a 0. Já no jogo de volta, o Mais Querido avançou para a final após um empate sem gols. Assim, agora, o Flamengo enfrentará o Nova Iguaçu na grande decisão. O primeiro confronto está marcado para 30 de março, no Maracanã.

Publicado em colunadofla.com

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Confronto entre Flamengo e Fortaleza é crucial no Brasileirão

O Flamengo se prepara para enfrentar o Fortaleza nesta terça-feira (26), em uma partida que…

3 minutos ago

Pulgar avança em marca histórica no Flamengo enquanto negocia renovação de contrato

Erick Pulgar, um dos jogadores mais destacados da equipe liderada por Filipe Luís, possui contrato…

38 minutos ago

Flamengo e Fortaleza apresentam média de 3 gols por partida em jogo chuvoso

Nos últimos cinco confrontos entre Flamengo e Fortaleza, um total de 15 gols foi registrado.…

1 hora ago

Fabiano de Abreu: ‘Gabigol se despede de forma melancólica, após driblar o futebol e se aproximar da mídia’

Ao longo dos anos, tenho observado e comentado sobre as repercussões do narcisismo no futebol,…

1 hora ago

Gerson e Flamengo estão próximos de renovar contrato com cláusula de multa alta

O Flamengo continua a se organizar para a temporada de 2025. Não é por acaso…

2 horas ago

Bap rejeita a nomeação de Zico para a diretoria do Flamengo: ‘Pode prejudicar a imagem’

As eleições para a presidência do Flamengo continuam a provocar agitações nos bastidores do clube.…

2 horas ago

This website uses cookies.