As máscaras rubro-negras usadas por Jorge Jesus e a diretoria do Flamengo e os frascos de álcool em gel na mesa lembravam que a pandemia do coronavírus foi o contexto da renovação do contrato do treinador. Por isso a aparente entrevista coletiva, em que uma só voz era ouvida na hora das perguntas, foi montada pelo clube, para fazer o anúncio oficial e agradar patrocinadores e sócios-torcedores, maiores fontes de receita, mas recentemente em queda.

Através de seu canal oficial, o Flamengo divulgou o vídeo para confirmar a ampliação do vínculo até junho de 2021, e nas primeiras palavras, o presidente Rodolfo Landim reforçou a importância do apoio da torcida, já que o clube perdeu mais de 20 mil sócios durante o período sem jogos.

— O Maracanã foi ferramenta importante para os nossos jogos e para melhorar a relação com sócio-torcedor. Isso propiciou o ingresso de receitas para o clube, que foi fundamental para a própria contratação do Mister, para aceitar esse desafio econômico e financeiro — declarou Landim.

Na sala, além do mandatário, apenas Jesus, os dirigentes do futebol, e fora da mesa o advogado do técnico, Bruno Macedo. Da equipe da Fla TV, dois câmeras e duas pessoas produzindo. O apelo do anúncio foi usado como estratégia do Flamengo, para que a exposição nas redes sociais fosse toda direcionada para o canal oficial, em que as marcas foram expostas. Inclusive o banco Bs2, que se despede em junho.

Já havia incomodo de algumas das marcas com a falta de oportunidades para a exibição, em função da falta de treinos e jogos. O clube também decidiu interromper qualquer tipo de entrevista coletiva, até mesmo virtual, como realizada em outras equipes. Além disso, a participação de atletas e comissão técnica em entrevistas para veículos de comunicação foi proibida. Na próxima semana, os atendimentos devem retornar virtualmente.

Jesus, em sua resposta, deixou claro que escolheu o projeto esportivo, não financeiro, da mesma forma que fez ano passado quando aceitou o desafio do Flamengo.

— Meus contratos em Portugal não há comparações possíveis. No primeiro ano, ninguém sabia o que ia acontecer. Mas acreditava no meu trabalho. Depois, conheci a equipe e a estrutura, a paixão dos torcedores por mim. Estou em um lugar que me faz feliz, isso foi o fator número um da minha escolha. A felicidade esportiva acontece com o resultado. Mas tem a parte sentimental, que me move também — declarou o Mister.

Rodolfo Landim voltou a dizer que a previsão de receita do Flamengo será menor por conta da pandemia. Além da redução salarial dos atletas, houve cortes de pessoal. E o clube contou com o entendimento de Jorge Jesus.

— Ele entendeu o que está acontecendo com o clube e concordou com isso. Vai receber muito menos do que estava combinado antes da pandemia — disse Landim.

O presidente também agradeceu ao Governador do Estado, Wilson Witzel, pela ampliação da concessão do Maracanã. E encerrou a lista de agradecimentos dos personagens importantes para o clube durante a pandemia.

— Mesmo com a paralisação da sede, atividades sociais, os sócios permitem que o Flamengo possa honrar seus compromissos. E os sócios-torcedores que continuam pagando suas mensalidades. Contribuindo para que essa cerimônia com o Jorge que estamos vendo fosse possível.