Flamengo não brilha, mas segura vantagem contra a Ponte Preta e passa de fase na Copa do Brasil

Com direito a Maracanã lotado mais uma vez, o Flamengo recebeu a Ponte Preta pelo jogo de volta das oitavas de finais da Copa do Brasil. Como havia vencido o primeiro duelo por 1 a 0, oMais Queridoprecisava apenas de um empate para passar à próxima fase da competição e assim o fez. Apesar das duas equipes se mostrarem dispostas a atacar, o duelo acabou empatado por 0 a 0.

O jogo

Empurrado pelaNação, o Flamengo tentou impor seu estilo de jogo desde o início. Contudo, surpreendendo as expectativas, a Ponte Preta fez pressão durante primeiros minutos, mostrando que queria surpreender o Mengão.

Prova de que a pressão inicial foi da equipe visitante é que o primeiro lance de pressão foi deles. O alvinegro trocou passes na entrada da área e conseguiu se infiltrar na defesa do Fla. Felipe Saraiva recebeu do lado direito e, quando se armava pra finalizar, foi travado por Renê, que mandou para escanteio.

Os dois clubes se mostravam dispostos a buscar o gol. Apesar disso, as duas defesas demonstravam muito empenho e conseguiam fechar bem os espaços. Pelo lado do Flamengo, era clara a falta de opções para fazer as jogadas mais agudas, uma vez que Lucas Paquetá era o mais incisivo.

O lance de maior pressão do Fla foi aos 29 minutos. Paquetá finalizou da intermediária e o goleiro Ivan deu rebote. Na sobra, Geuvânio cruzou, mas nenhum dos atacantes conseguiu arrematar. A bola sobrou novamente e Réver cruzou na pequena área, mas o arqueiro ponte pretano apareceu bem novamente e conseguiu afastar o perigo.

Ainda no primeiro tempo, Vinicius Júnior recebeu a bola na grande área, girou bem e finalizou forte, mas a bola se perdeu pela linha de fundo. Em resumo, pode se dizer que a primeira etapa ficou marcada pelo empenho defensivo dos dois lados, o que impediu a criação de boas chances de gols durante os 45 minutos iniciais. Além disso, vale destacar também as aparições ofensivas do lateral Rodinei, que não eram correspondidas por Geuvânio, ponta que atuava na mesma faixa de campo.

Para retornar no segundo tempo, nenhum dos técnicos fez substituições. Os jogadores que estavam em campo, por sua vez, continuaram demonstrando o mesmo empenho apresentado anteriormente.

Aos oito minutos, Henrique Dourado teve uma grande chance para marcar, mas acabou chutando em cima da zaga. Vinicius Júnior se livrou bem da marcação e cruzou rasteiro. Perto da marca do pênalti, o centroavante finalizou mal e desperdiçou a boa oportunidade.

Aos 13, a Ponte Preta deu resposta e assustou a massa rubro-negra. Em cruzamento vindo do lado direito, a bola cruzou toda a grande área e chegou para Felipe Saraiva. Ele dominou e bateu bem. Diego Alves cresceu e fez boa defesa, mas o lance estava impugnado, pois o domínio do atacante havia sido com o braço.

Pouco depois disso, Mauricio Barbieri chamou Paolo Guerrero para campo. A torcida, instantaneamente, começou a entoar o canto de “acabou o caô”, feito em homenagem ao peruano. Ao mesmo tempo, Jean Lucas entrou. Henrique Dourado e Geuvânio foram sacados. O camisa 23 chegou a ser vaiado durante a saída pois, de fato, seu rendimento foi baixo novamente.

Aos 27 minutos, o camisa 9 teve sua primeira grande chance na partida. Em contra-ataque rápido, ele recebeu a bola de Vinicius Júnior e partiu na velocidade. Guerrero chegaria livre na cara do gol, mas a zaga adversária foi veloz e conseguiu travar no momento da finalização.

Outra boa oportunidade que Paolo teve foi na bola parada. Aos 35 minutos ele sofreu falta na entrada da área e foi para a cobrança. Porém, o arremate não saiu da forma que desejava e acabou na barreira. No lance seguinte, o Flamengo chegou bem perto do gol com Everton Ribeiro. O camisa 7 driblou pela ponta direita e finalizou bem, colocado. Mas o goleiro Ivan apareceu muito bem e desviou para escanteio.

A Ponte Preta não se intimidou, e Felipe Cardoso deu um grande susto no Rubro-Negro. O atacante recebeu bola em profundidade e chutou rasteiro, cruzado. O chute superou Diego Alves e bateu no pé da trave e voltou nas mãos do arqueiro do Fla, sendo essa a melhor chance de gol da partida.

Antes da partida encerrar, Barbieri ainda colocou Marlos Moreno no lugar de Vinicius Júnior. Porém, o colombiano teve pouquíssimo tempo para fazer algo produtivo na partida, pois jogou apenas os quatro minutos de acréscimos. Ainda assim, ele fez uma boa finalização da intermediária, que acabou sendo defendida por Ivan.

O Mengão não desistiu de balançar as redes, mas o placar seguiu inalterado até o apito final. Como havia vencido em Campinas na partida de ida, o Rubro-Negro passou para a próxima fase da competição e agora espera sorteio para saber quem será seu adversário. O próximo compromisso do Fla será no domingo (13), quando enfrentará a Chapecoense na Arena Condá, tentando manter a liderança do Campeonato Brasileiro.

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2018/05/flamengo-nao-brilha-mas-segura-vantagem-contra-a-ponte-preta-e-passa-de-fase-na-copa-do-brasil/

Share this content: