Flamengo tem “pontuação de campeão”, mas título escapa por vacilos: relembre tropeços mais dolorosos em 2018

Por: Higor Neves

A perda do título do Campeonato Brasileiro de 2018 é dolorida para o Flamengo. O clube da Gávea foi líder da competição por um bom período e, com 72 pontos conquistados, o Rubro-Negro faz uma “campanha de campeão”, afinal, jamais um segundo colocado havia chegado a esse número. Apesar da marca expressiva, os tropeços no Brasileirão não deixam dúvidas em relação ao motivo pelo qual a taça não virá para a Gávea.

Sabendo disso, o Coluna do Flamengo resolveu retomar todos os “vacilos” da equipe ao longo das 37 rodadas disputadas até então, que impediram o sonho do sétimo título do Brasileirão.

RELEMBRE AS PARTIDAS:

Vitória 2×2 Flamengo (1ª rodada) – Logo na estreia, o Fla empatou com a equipe baiana, que veio a ser rebaixada. Na partida, o time carioca chegou a ter vantagem no placar por duas vezes, mas viu Denilson empatar aos 31 minutos do segundo tempo. Vale destacar que, aos 10 minutos de jogo, Everton Ribeiro foi expulso de forma incorreta, em lance que ainda resultou em pênalti para a equipe da casa.

xeverton-ribeiro-555.jpg.pagespeed.ic.el1k-d2jBQ Flamengo tem “pontuação de campeão”, mas título escapa por vacilos: relembre tropeços mais dolorosos em 2018
Everton Ribeiro foi expulso aos 10 minutos de jogo, após a arbitragem entender que ele tirou o gol com a mão. Na realidade, a “defesa” havia sido com o rosto

Chapecoense 3×2 Flamengo (5ª rodada)- Nessa partida, pela quinta rodada, o Rubro-Negro conheceu a sua primeira derrota na competição. O jogo, porém, foi recheado de polêmicas. A favor da Chapecoense, um pênalti duvidoso foi assinalado, que acabou fazendo total diferença no placar final. Além disso, há também um claro erro de arbitragem em lance que Marlos foi derrubado por Apodi dentro da área de ataque do Fla, mas a infração não foi marcada. Para completar o pacote, o gol da vitória do adversário foi marcado aos 46 do segundo tempo, em lance que o goleiro César errou o posicionamento, e o atacante Leandro Pereira não perdoou.

ab Flamengo tem “pontuação de campeão”, mas título escapa por vacilos: relembre tropeços mais dolorosos em 2018
Marlos foi derrubado na área, mas não foi dado pênalti, que poderia ter feito a diferença a favor do Flamengo

Flamengo 0x1 São Paulo (13ª rodada) – O Flamengo foi chegou à pausa para a Copa do Mundo com quatro pontos de vantagem em relação ao segundo colocado. Porém, já na primeira partida após o retorno, perdeu para o São Paulo – concorrente direto em boa parte do Brasileirão – em pleno Maracanã, com direito a chances claras desperdiçadas, como foi a de Uribe, na entrada da pequena área, já na reta final da partida.

Santos 1×1 Flamengo (15ª rodada) – É certo que um empate com o Santos na Vila Belmiro dificilmente será considerado um vexame. Entretanto, na época em que a partida foi disputada, o cenário era totalmente favorável ao Rubro-Negro. A equipe paulista vivia momento ruim e, inclusive, sem técnico, uma vez que foi treinada por Serginho Chulapa de forma interina. O Fla abriu o placar com apenas dois minutos de jogo, mas deixou o ritmo cair e sofreu o empate.

Grêmio 2×0 Flamengo (17ª rodada) – Assim como no caso do tropeço anterior, não se pode dizer que a derrota para o Grêmio, na casa do time gaúcho, foi a principal responsável pela perda do título. Contudo, na ocasião, a equipe comandada por Renato Portaluppi entrou com campo com escalação alternativa, formada por jogadores reservas. O Fla, sem aproveitar a oportunidade que poucos rivais pelo título tiveram, fez atuação abaixo da crítica e não ofereceu riscos ao adversário.

Atlético-PR 3×0 Flamengo (19ª rodada) – O retrospecto do Flamengo na Arena da Baixada não é dos melhores. Entretanto, a forma da derrota foi o que mais doeu entre os torcedores. Em pleno domingo pela manhã, o Fla entrou em campo “desligado” e acabou sendo atropelado pelo time da casa, com três gols sofridos em apenas 25 minutos e mais uma atuação longe do ideal.

flamengo-19082018130749202?dimensions=660x360 Flamengo tem “pontuação de campeão”, mas título escapa por vacilos: relembre tropeços mais dolorosos em 2018
O “apagão” na Arena da Baixada marcou uma das piores atuações do Flamengo em 2018

América-MG 2×2 Flamengo (21ª rodada) – Esse foi mais um empate com gosto de derrota, contra equipe que ainda luta para não ser rebaixado à segunda divisão. O Fla vencia por 2 a 1 até a reta final, mas quando o relógio marcava 43 minutos, a zaga não se atentou ao rebote de falta cobrada na intermediária, e Gerson Magrão apareceu para empatar e tirar dois pontos da conta do Rubro-Negro.

Flamengo 0x1 Ceará (22ª rodada) – A derrota para o Ceará é, provavelmente, um dos jogos mais doloridos da temporada. Mesmo sendo superior nas estatísticas, o Flamengo foi surpreendido em pleno Maracanã, com mais de 60 mil torcedores nas arquibancadas. Não bastasse isso, o gol do Ceará foi marcado já nos acréscimos do segundo tempo, contando com falhas de Réver e Diego Alves.

5b8c132de62a0 Flamengo tem “pontuação de campeão”, mas título escapa por vacilos: relembre tropeços mais dolorosos em 2018
Leandro Carvalho marcou o gol no apagar das luzes e decretou a decepção de mais de 60 mil rubro-negros no Maracanã

Internacional 2×1 Flamengo (23ª rodada) – Para levar o título, é importante se dar bem nos confrontos diretos. Na partida contra o Internacional, o Fla poderia ter feito isso, mas sofreu dois gols em lances de “apagões” na defesa. Logo aos seis minutos, Réver e Léo Duarte não se entenderam, e a bola sobrou limpa para Willian Pottker apenas empurrar para as redes e sair pro abraço. O Flamengo chegou a empatar aos 12 minutos da etapa complementar, com gol de Vitinho. No lance seguinte, porém, a defesa vacilou e deixou Rodrigo Dourado cabecear sozinho na entrada da pequena área e dar números finais ao confronto.

Flamengo 1 x 1 Palmeiras (31ª rodada) – Esse embate foi um dos mais emblemáticos na campanha. No confronto contra o líder Palmeiras, o Fla, que vinha embalado, poderia reduzir a desvantagem para apenas um ponto. Contudo, o Rubro-Negro saiu atrás no placar, conseguiu o empate com Marlos Moreno e, pouco depois, teve a chance da virada nos pés de Lucas Paquetá. Entretanto, da entrada da pequena área, o camisa 11 isolou a bola e desperdiçou a chance de acirrar a briga pela primeira posição.

WhatsApp-Image-2018-10-28-at-18.58.52 Flamengo tem “pontuação de campeão”, mas título escapa por vacilos: relembre tropeços mais dolorosos em 2018
Chance perdida por Paquetá ficou marcada como um dos grandes motivos para a perda do título, principalmente por ser em um “jogo de seis pontos”

São Paulo 2×2 Flamengo (32ª rodada) – A partida no Morumbi teve roteiro semelhante ao empate contra o Palmeiras. O time da casa ficou à frente por duas vezes, e o Flamengo foi atrás do empate. Porém, aos 44 minutos do segundo tempo, o atacante Vitinho teve a chance de decretar a vitória rubro-negra. Contudo, com goleiro batido e a poucos metros do gol, ele encheu o pé e errou a meta, deixando mais dois pontos escaparem na reta final da partida. Antes disso, Uribe também havia perdido chance clara, em rebote após finalização de Renê.

1_vitinho-8536502 Flamengo tem “pontuação de campeão”, mas título escapa por vacilos: relembre tropeços mais dolorosos em 2018
Na pequena área, Vitinho isolou a melhor chance de virada que o Flamengo teve na partida

Botafogo 2×1 Flamengo (33ª rodada) – A derrota para o rival carioca foi um verdadeiro balde de água fria. Isso porque, na mesma rodada, o Palmeiras empatou por 1 a 1, mas conseguiu aumentar a vantagem por conta da derrota do Fla. O revés ficou marcado pela atuação irreconhecível da equipe, além de falhas individuais que resultaram em gols.

Agora, para encerrar oficialmente a sua participação no Brasileirão, o Flamengo recebe o Atlético-PR no Maracanã. O Palmeiras, campeão antecipado, tem 77 pontos e, mesmo que perca para o Vitória na rodada final, não pode ser alcançado pelo Fla. Como “consolo”, o clube da Gávea já tem o segundo lugar garantido, uma vez que o Internacional, terceiro colocado, só pode chegar a 71 pontos.

Fonte: https://colunadoflamengo.com/2018/11/flamengo-tem-pontuacao-de-campeao-mas-titulo-escapa-por-vacilos-relembre-tropecos-mais-dolorosos-em-2018/

Share this content: