Jogador do Flamengo defende Vini Jr sobre racismo em forte desabafo

Vinicius Júnior tem se destacado como uma figura importante na luta contra o racismo, especialmente no cenário do futebol espanhol, devido aos ataques que tem sofrido durante os jogos pelo Real Madrid (ESP). Por essa razão, a Seleção Brasileira organizou um amistoso contra a Espanha nesta terça-feira (26) com o intuito de combater esse crime que persiste na sociedade. Gui Deodato, jogador de basquete do Flamengo, abordou o tema após mais uma vitória da equipe rubro-negra no Novo Basquete Brasil (NBB), ressaltando a necessidade de apoio ao ex-companheiro.

— *Vinicius Júnior é um verdadeiro exemplo. Não devemos enxergá-lo como um símbolo isolado, mas sim como parte de um todo. Apesar de sua genialidade, ele carrega um peso significativo. Essa é uma realidade com a qual lidamos diariamente. É crucial que ajudemos a aliviar esse fardo que ele carrega* —, afirmou Gui Deodato em uma entrevista após a partida do Flamengo no NBB.

— *Fico extremamente satisfeito com a representatividade que ele proporciona, com seu talento e com suas contribuições não apenas no esporte, mas também na esfera social. No entanto, acredito que já passou da hora de não o tratarmos como uma mera peça de exposição, aplaudindo e mercantilizando tais questões. Isso apenas reforça as manifestações de racismo* —, comentou.

— *É realmente lamentável. São esses pequenos episódios do cotidiano. Constantemente precisamos estar de certa forma protegidos, pois se ficarmos constantemente expostos, mesmo que seja necessário, não conseguiremos viver plenamente. Infelizmente, isso é apenas um reflexo da nossa sociedade. Ele enfrenta mais desse tipo de situação por estar no topo, mas nós, aqui, também enfrentamos diariamente, o que é extremamente triste* —, concluiu o jogador do Flamengo.

Vinicius Júnior tem sido alvo frequente de atos racistas no futebol espanhol. Em um confronto contra o Atlético de Madrid (ESP), torcedores penduraram um boneco com o nome do jogador em uma ponte em Madri. A situação se agravou em um jogo contra o Valencia (ESP), também fora de casa, quando toda a torcida entoou cânticos racistas direcionados ao atleta, que reagiu indignado.

Apesar das denúncias de racismo às autoridades espanholas, a situação parece fora de controle. Nesse contexto, o jogador abraçou a causa contra o racismo e tem se destacado como uma figura importante na luta contra o ódio direcionado aos negros. Como resultado, recebeu apoio tanto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) quanto do Real Madrid.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: