Solução dos problemas para a referência ofensiva do Flamengo, Gabriel Barbosa vive ano iluminado com a camisa rubro-negra. Além de caminhar (em projeção) para bater o recorde de gols em uma só edição de Brasileirão – na era dos pontos corridos -, o camisa 9 da Gávea, neste exato momento, soma média de gols ‘comum’ apenas para os maiores craques do futebol mundial na atualidade.Sim, estamos falando de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.
aqui e siga o 90min no Instagram!
Como destaca o Blog do Rafael Reis, Gabriel tem 18 bolas na rede em 18 partidas disputadas neste Brasileirão 2019, média exata de um gol por partida. A título de comparação, a ‘garantia’ de um gol a cada 90 minutos disputados é feito raríssimo nas grandes ligas do Velho Continente: na Inglaterra e na Alemanha, por exemplo, não houve um artilheiro nesta década com média igual ou superior a um tento por jogo.
No Italiano, isso aconteceu uma única vez nos últimos dez anos, com Gonzalo Higuaín na temporada 2015/16 (Napoli). Na França, possivelmente a liga menos competitiva dentre as citadas até o momento, o feito foi emplacado em duas ocasiões por atacantes do PSG: Zlatan Ibrahimovic (2015/16) e Kylian Mbappé (2018/19).
Somente na Espanha – na ‘era’ da rivalidade entre Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Lionel Messi (Barcelona) -, testemunhamos essa marca em múltiplas ocasiões. O camisa 10 do clube catalão terminou com mais de um gol por partida em quatro edições de La Liga, enquanto o gênio português conseguiu o feito três vezes. Nas melhores temporadas de cada, a média foi superior a 1,3 gol/jogo: Messi (1,44, em 2012/13), Cristiano (1,37, em 2014/15).
Share this content: