No Rio, técnico do Americano só perde em aproveitamento no ano para Jesus, do Fla; veja números

Um feito e tanto que fez uma equipe desacreditada conseguir escapar do descenso faltando duas rodadas para o fim. Com um aproveitamento de 85%, o técnico Rafael Soriano assumiu o Americano no fim de janeiro e conseguiu a marca de se tornar o segundo treinador do futebol do Rio de Janeiro com melhor aproveitamento no ano. Ele fica atrás somente de Jorge Jesus, do Flamengo, que tem 94%.

– Sem dúvidas, para nós, é motivo de muita felicidade, pois conseguimos alcançar o objeto, que era garantir a manutenção do Americano na primeira fase da Série A de 2021 – afirma Soriano, que aguarda o retorno do estadual para disputar as últimas rodadas da fase de luta contra o descenso.

Em um levantamento feito pela comissão técnica do Americano e confirmado pelo blog, é possível ver que, com seis vitórias e uma derrota em sete jogos, o treinador do Cano teve mais que o dobro do aproveitamento do técnico Josué Teixeira, que, com duas vitórias, dois empates e três derrotas nas primeiras fases do Carioca, obteve um aproveitamento de 38% antes de Soriano assumir.

carlos-grevi No Rio, técnico do Americano só perde em aproveitamento no ano para Jesus, do Fla; veja números

Os números do técnico do Alvinegro de Campos também ficam à frente até mesmo do técnico do Fluminense, Odair Hellman, que tem um aproveitamento alto pelo Tricolor, com 71%, e lidera a classificação geral do Carioca.

– Você poder fazer isso junto ao seu grupo de trabalho, com um aproveitamento alto, em que se atinja um aproveitamento superior a grandes treinadores, e fique atrás apenas do que hoje é referência no país, que é o Jorge Jesus, nos deixa feliz e certos de que o trabalho foi bem feito por todos – afirma Soriano

Vale ressaltar, porém, que o comandante do Flu esteve à frente do Tricolor em mais que o dobro de jogos do que Soriano à frente da equipe de Campos. Odair disputou 15 jogos, com 10 vitórias, dois empates e três derrotas, entre Copa do Brasil, Sul-Americana (em que o time acabou eliminado) e Carioca – competição que o Flu é o maior pontuador.

agf20200314129 No Rio, técnico do Americano só perde em aproveitamento no ano para Jesus, do Fla; veja números

Por outro lado, existe também uma questão que enaltece os feitos de Soriano. Com Jorge Jesus no comando, o Flamengo alcançou incríveis 94% de aproveitamento. Foram 11 vitórias e um empate em 12 jogos entre estadual, Libertadores, Recopa e Super Copa do Brasil.

Mas, durante as férias de Jesus, a equipe também disputou quatro jogos sob os comandos de Mauricio Souza, que obteve um aproveitamento de 58%, com duas vitórias, um empate e uma derrota com jogadores da base e alguns nomes do elenco profissional.

Aproveitamento
Jorge Jesus (Flamengo): 94%
Rafael Soriano (Americano): 85%
Odair Hellman (Fluminense): 71%
Mauricio Souza (Flamengo): 58%

Ao todo, no ano, o Flamengo tem uma aproveitamento de 85%, o mesmo de Soriano à frente do Cano.

– Chegamos ao clube em meio a um momento delicado na competição. Porém, sabíamos que com trabalho e o grupo que tínhamos, daria pra alcançar o objetivo. E foi o que fizemos. Procuramos resgatar a confiança do grupo. Trabalhamos muito para poder encaixar nossa metodologia e, graças a Deus, os atletas conseguiram assimilar de forma muito rápida o que facilitou bastante chegar a esse êxito – disse Soriano.

65 No Rio, técnico do Americano só perde em aproveitamento no ano para Jesus, do Fla; veja números

O trabalho da comissão técnica do Americano também supera nomes renomados de times que disputaram além do Carioca, a Copa do Brasil e Sul-Americana, como Abel Braga, que em 14 jogos teve um aproveitamento de 40% à frente do Vasco (a equipe anunciou Ramon como treinador durante a pandemia, e o novo comandante ainda não disputou jogos à frente do clube).

Alberto Valentim, que em 7 jogos teve 57% de aproveitamento no Botafogo. E Paulo Autuori, que substituiu Valentim e em 5 jogos teve 53% de aproveitamento à frente do Alvinegro.

Aproveitamento
Rafael Soriano (Americano): 85%
Alberto Valentim (Botafogo): 57%
Paulo Autuori (Botafogo): 53%
Abel Braga (Vasco): 40%

– Tivemos a grata surpresa quando vimos o levantameto. Sabíamos do feito. Que era um grande feito vencer tantos jogos. Mas não tínhamos a dimensão. Quando conseguimos comparar todos os dados, ficamos muito satisfeitos – afirma Márcio, auxiliar técnico de Soriano no Americano.

Técnico do Madureira também supera grandes nomes

Um técnico que acabou desempregado com a pandemia do novo coronavírus também tem bons números na temporada comandando um pequeno do Rio. Toninho Andrade, com o Madureira, supera nomes que estiveram à frente dos grandes. Com 59% de aproveitamento em 9 jogos, o comandante é o quarto treinador com melhor aproveitamento na temporada no Rio.

madureira No Rio, técnico do Americano só perde em aproveitamento no ano para Jesus, do Fla; veja números

Ao anunciar a saída do Madureira, mesmo sem a conclusão do Carioca, Toninho disse em um pronunciamento nas redes sociais.

– Quero agradecer ao Presidente Elias Duba e aos seu filhos Fernando e Márcio pela oportunidade e confiança em conduzir o trabalho. Deixo também meu agradecimento a toda comissão permanente do clube pelo empenho e carinho com o nosso trabalho, ao grupo de jogadores que foram fantásticos durante todo esse tempo, a todos os torcedores, aos funcionários do MEC pelo carinho e a todos componentes da minha comissão técnica, minha eterna gratidão pela parceria. Agora aguardando Deus abrir uma nova porta.

Confira os 12 melhores aproveitamentos de técnicos do Rio na temporada

  1. Jorge Jesus (Flamengo): 94% em 12 jogos
  2. Rafael Soriano (Americano): 85% em 7 jogos
  3. Odair Hellman (Fluminense): 71% em 15 jogos
  4. Toninho Andrade (Madureira) 59% em 9 jogos
  5. Mauricio Souza (Flamengo): 58% em 4 jogos
  6. Alberto Valentim (Botafogo): 57% em 7 jogos
  7. Paulo Bonamigo (Boavista): 55% em 12 jogos
  8. Paulo Autuori (Botafogo): 53% em 5 jogos
  9. Luizinho Vieira (Volta Redonda): 51% em 11 jogos
  10. Rogerio Correa (Portuguesa): 47% em 14 jogos
  11. Cadão (Friburguense) 45% em 11 jogos
  12. Abel Braga (Vasco) 40% em 14 jogos

Nota do blog sobre o peso dos jogos

Soriano e Toninho Andrade conseguiram aproveitamentos à frente de equipes de menor investimento do Rio de Janeiro disputando somente o Campeonato Carioca. Nomes como Jorge Jesus, Odair Hellman, Alberto Valentim e Abel Braga comandaram os grandes no estadual e em competições mais disputadas, com nível técnico maior.

No caso da comparação entre Odair Hellman, técnico do Fluminense, e Soriano, técnico do Americano, a comparação é mais complicada por Odair ter disputado 8 jogos a mais, por exemplo. Diferente do caso do técnico Alberto Valentim, que fez 7 jogos com o Botafogo na temporada, igual a Soriano com o Americano.

Só que, por outro lado, equipes como Americano e Madureira não chegam nem perto do orçamento dos grandes do Rio – principalmente do Flamengo, claro. Fato que engrandece o feito dos comandantes dos pequenos. Os números não mentem, mas podem ser debatidos.

Qual a sua opinião sobre os aproveitamentos?

Participe conosco também! Envie sugestões ou comentários através das redes sociais do autor:

Instagram: @garciagustavog

Twitter: @garciaggust

+++ Confira outros trabalhos do autor no quadro "Vai Encarar?"

footer-gustavo-garcia No Rio, técnico do Americano só perde em aproveitamento no ano para Jesus, do Fla; veja números

Fonte: https://globoesporte.globo.com/rj/serra-lagos-norte/blogs/blog-do-gustavo-garcia/noticia/no-rio-tecnico-do-americano-so-perde-em-aproveitamento-no-ano-para-jorge-jesus-do-flamengo.ghtml

Share this content: