R$ 99 milhões: Fla supera orçamento com patrocínio e vê reflexo na gestão

O
ano de 2016 foi difícil na Gávea – sem estádio para jogar, sem títulos e perda de patrocinadores -, mas serviu como base para um Flamengo mais forte. Se o discurso vale para o
departamento de futebol – pela aquisição de
alguns atletas, entre elas o destaque para a chegada de Diego, serve ainda ao marketing do clube. Com déficit do previsto no orçamento 2016, as boas notícias – ainda antes da chegada na madrugada de terça de Conca – vieram na virada do ano: renovação com o curso Yes! e, principalmente, a chegada da
Carabao, marca de energético que vai colocar mais de R$ 190 milhões em
seis anos de vínculo com o Rubro-Negro.

Para o departamento de marketing
do Flamengo, não só a parceria duradoura é motivo de satisfação, mas
também uma revelação: o novo parceiro veio a partir da indicação do
Rubro-Negro como porto seguro e vitrine para uma marca internacional.

Na
soma das receitas previstas para todos os espaços da camisa, o Flamengo
já supera orçamento de R$ 70 milhões em patrocínio esportivo para 2017.
Contando os cerca de R$ 37 milhões da Adidas – sendo R$ 10 milhões em
material esportivo -, a camisa do Flamengo já vale R$ 99 milhões. O
vice-presidente de marketing do Flamengo, Daniel Orlean, porém, prefere
ressaltar outro ponto.

– O bacana dessa gestão é que reconstruimos imagem positiva do futebol como plataforma de lançamento
de marcas, de mídia de forma geral. A Carabao queria lançar seu produto
no Brasil e ela foi a consultorias na área de esportes, de marketing e
fomos indicados por uma dessas empresas de renome. A partir daí o
processo começou internamente com Fred (Luz), Bruno (Spindel), toda a
equipe de marketing e do jurídico. Vejo esse processo como resgate de
credibilidade do Flamengo no mercado publicitário – comenta Orlean.

O
clube espera finalizar em janeiro a quarta renovação de contrato com a
Caixa Econômica Federal. E desta vez com reajuste, que está sendo
costurado há um bom tempo: de R$ 25 milhões para R$ 30 milhões.

– Temos planejamento estratégico interno que é
mais detalhado que o orçamento publicado, obviamente porque temos que
guardar algumas coisas, mas temos metas mais desdobradas e confiamos que esse
vai ser ano de construção de propriedade de marketing novas, que vão
além da camisa. Não canso de repetir isso. Não só camisa, mas plataforma
digital, estádio, licenciamento de produtos, sócio torcedor… todas
são plataformas que o marketing está trabalhando para gerar novas
receitas para o clube – diz o vice de marketing.

Orlean
destaca ainda parcerias que foram feitas ao longo de 2016 e segue a
todo vapor para este ano. Ambev, Linktel, Cimento Mauá e Euro Colchões
alavancaram diretamente as obras obras no Ninho do Urubu. Nesta
terça-feira, o clube promove a Orthopride, que vai pagar R$ 1,2 milhão
para ocupar a camisa na base, mas também para cuidar da saúde bucal dos
atletas. O aplicativo de carro particular Uber é anunciante
da camisa de treinos do Fla.

– São empresas que
entram às vezes não só com dinheiro, mas com serviços que utilizamos
com frequência, que muitas vezes não são contabilizados pelos clubes.
Como estamos investindo bastante não só no CT, mas em tecnologia,
comunicação, série de coisas, metodologias inovadoras, são parcerias
fora da camisa do profissional que são muito importantes não só para a
marca mas também para a gente. Unimos assim o capital financeiro e o
intangível, que é o serviço dessas empresas – explica o dirigente do
Flamengo.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2017/01/r-99-milhoes-fla-supera-orcamento-com-patrocinio-e-ve-reflexo-na-gestao.html

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