O Flamengo está pronto para retornar ao Campeonato Carioca. Pelo menos é o que garante Rodrigo Caio, que concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira, no Ninho do Urubu, e falou sobre a preparação para o duelo de amanhã contra o Bangu, às 21h, no Maracanã. Para ele, os protocolos de segurança do clube permitiram que o elenco esteja totalmente pronto para retornar à competição.

— Temos tranquilidade de chegar no CT e fazer nossas atividades com maior empenho. Não cabe a nos falar sobre marcar os jogos ou não, isso foge do nosso controle. Somos atletas, gostamos de estar no CT, isso nos faz felizes. Foge da nossa alçada a decisão, a gente acata. Essa é uma pergunta para o prefeito e para a Ferj, foram eles que decidiram — declarou o zagueiro à “FlaTV”.

Rodrigo Caio também não quis entrar em dois assuntos polêmicos: a disputa do futebol no Maracança, que atualmente está localizado ao lado de um hospital de campanha, e a decisão de Fluminense e Botafogo de não querer retornar ao campeonato enquanto a curva da Covid-19 segue crescendo. Para o zagueiro, tais decisões não cabem aos jogadores.

Rodrigo Caio no Ninho do Urubu Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

— Acho que é uma questão muito pessoal. Somos privilegiados pela estrutura do Flamengo. Cabe a cada clube procurar defender seus atletas e sua instituição, fazendo com que o ambiente seja o mais confortável e seguro possível. Não cabe a nós. Nós, do Flamengo, temos total segurança. Tudo que o Flamengo fez pelos jogadores nos dá total tranquilidade. Esperamos que aconteça da mesma forma para Botafogo e Fluminense. A gente depende das outras equipes — declarou, sobre as posturas de Fluminense e Botafogo.

— Sempre respeitamos ao máximo a dor de todos, perdemos uma pessoa muito querida no Ninho (Jorginho), sentimos muito por isso. Mas foge da nossa alçada. Amanhã mesmo faremos dois testes para termos a confiança de entrar em campo e fazer o melhor. A gente sabe que o futebol é uma paixão. Não é fácil passar por um momento difícil como esse, com muitas pessoas perdendo entes queridos — completou, sobre jogar ao lado de um hospital de campanha.

Por fim, o zagueiro lamentou a ausência da torcida em dois sentidos. Como o rubro-negro não tem contrato assinado para exibição do Campeonato Carioca, os torcedores não verão a partida nem pela televisão e nem no estádio — já que será com portões fechados. Rodrigo Caio afirma que esse deve ser o maior problema do Flamengo nesta partida.

— Uma das coisas que mais vai dificultar é a questão da torcida. Ainda mais nós, que jogamos em um clube que a torcida é o 12º jogador. Mas temos que estar forte mentalmente pra superar isso. O Mister vem trabalhando muito nossa mente nessa questão — declarou.

Confira as respostas de Rodrigo Caio:

Segurança no Ninho do Urubu: “Temos um ambiente de total segurança no Ninho, fazemos nossos trabalhos com a maior segurança possível. Acho que não cabe a nós, jogadores, dizer se deve marcar os jogos ou não. A gente vai trabalhar para o nosso melhor dentro de campo”

Protocolos do Flamengo: “Sentimos com muita confiança por todos os protocolos que o Flamengo nos colocou. Estamos muito protegidos, tranquilos para trabalhar. E não vai ser diferente jogando. Amanhã faremos dois testes antes do jogo. Do outro lado serão os mesmos exames”

Novo normal: “Eu aprendi muitas coisas com tudo isso e é um momento de reflexão para que a gente possa evoluir. Temos que encarar isso com naturalidade porque é nosso trabalho, é o que a gente ama fazer. O mais importante, que a gente possa se sentir seguros. E hoje, aqui, estamos”

Estrutura do Flamengo: “Nós somos privilegiados por ter uma estrutura que o Flamengo tem, nos sentimos seguros e confortáveis para dar nosso melhor. Cabe a cada clube procurar defender seus atletas. São coisas que fogem do nosso controle, pensamos no Flamengo”.

Jogos sem torcida: “Uma das coisas que mais vai dificultar é a questão da torcida. Ainda mais nós, que jogamos em um clube que a torcida é o 12º jogador. Mas temos que estar forte mentalmente pra superar isso. O Mister vem trabalhando muito nossa mente nessa questão”

Fluminense e Botafogo não querem jogar: “É difícil falar de outra equipe. Eles devem ter as razões deles. Não cabe a nós os crucificar. O que o Flamengo fez por nós nos deixa muito seguro para trabalhar. Espero que o Fluminense e o Botafogo façam o mesmo com seus profissionais”.

Contato com atletas de outras equipes: “Tenho muitos amigos em outros clubes. Muitos tem vontade de retornar com os treinos porque isso é a nossa vida. É muito difícil ficar sem isso. A gente torce para que o quanto antes tudo isso passe e a gente possa ter essa segurança de trabalhar”

Início de ano com lesão: “Foi um começo de ano complicado. Tive um corte no joelho, depois lesão no adutor. Fiz uma pré-temporada tão boa, consegui me preparar e quando retornei acabei tendo lesão. O Léo Pereira depois teve uma lesão. Estamos recuperados. Todos os jogadores estão treinando em alto nível. Ninguém se lesionou nessa pré-temporada. Acredito que quem o Mister escolher, a dupla de zaga vai dar conta do recado”

Interesse de Europeus: “A gente acaba ouvindo boatos, em outros momentos não ficamos sabendo. Fico feliz, porque é fruto do meu trabalho e da minha dedicação. Tive um ano de 2019 maravilhoso. Mas sempre com pensamento no Flamengo. Já fiquei muito bitolado nestas questões extras. Vai passando o tempo, você vai focando nos seus objetivos. Meu objetivo hoje é somente o Flamengo, fazer uma grande temporada. O que acontecer fora disso, que meus empresários cuidem”

Exigências de Jorge Jesus: “O Mister tem muita exigência na parte defensiva. O Léo e o Gustavo vão evoluir muito. Eles gostam de ouvir, crescer e treinar forte. Todos zagueiros vão se ajudar e assim que a gente cria um grande elenco. Ataque ganha jogo e defesa ganha campeonato”