Time espanhol assegura participação no Mundial de 2025 com presença do Flamengo; confira os classificados

No meio deste ano, a FIFA realizará o sorteio dos grupos do Mundial de Clubes 2025, que contará com a participação do Flamengo. Até o momento, 22 das 32 equipes que disputarão o torneio já estão definidas. A última vaga foi assegurada nesta terça-feira (16) pelo Atlético de Madrid (ESP). Mesmo sendo eliminado nas quartas de final da Champions League, o time da capital espanhola se beneficiou da eliminação do Barcelona (ESP) na mesma fase.

Assim, 11 dos 12 times europeus que irão competir no Mundial já são conhecidos. Caso o Arsenal (ING) vença a Champions League 2023/2024, garantirá a última vaga. Caso contrário, o Red Bull Salzburg, da Áustria, se classificará através do ranking da UEFA.

Brasil — Flamengo, Fluminense e Palmeiras
Alemanha — Bayern de Munique e Borussia Dortmund
Inglaterra — Chelsea e Manchester City
Portugal — Porto e Benfica
Espanha — Real Madrid e Atlético de Madrid
França — PSG
Itália — Inter de Milão e Juventus
Arábia Saudita — Al-Hilal
Japão — Urawa Red Diamonds
Egito — Al Ahly
Marrocos — Wydad Casablanca
México — Monterrey e León
Estados Unidos — Seattle Sounders
Nova Zelândia— Auckland City

O Atlético de Madrid foi eliminado da Champions League nesta terça-feira (16), após perder por 4 a 2 para o Borussia Dortmund (ALE). No placar agregado, os alemães avançaram com 5 a 4. Porém, o Barcelona (ESP), que estava próximo no ranking, também foi eliminado nas quartas de final. O PSG (FRA) venceu por 4 a 1 (6 a 4 no agregado) e avançou para a semifinal. Com 67 pontos na classificação da UEFA, os ‘colchoneros’ superaram os 61 pontos dos catalães e garantiram sua participação no Mundial do próximo ano.

O Mundial de Clubes de 2025 está programado para ocorrer nos Estados Unidos, entre junho e julho, com a presença de 32 equipes. O formato do torneio será semelhante ao da Copa do Mundo de seleções, com oito grupos de quatro times, avançando os dois primeiros de cada grupo para as oitavas de final.

O Flamengo está confirmado na competição por ter conquistado a Libertadores de 2022. A América do Sul tem direito a seis vagas, sendo que as outras três são destinadas aos campeões continentais (Fluminense, Palmeiras e o vencedor de 2024), além de duas vagas pelo ranking da Conmebol. Atualmente, River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG) e Olimpia (PAR) lideram a classificação.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: