Vinicius Junior: um ano antes do Real, EE acompanha trajetória da revelação

Vinicius Junior é tido como promessa do Flamengo desde muito jovem. Com apenas 16 anos, o Real Madrid desembolsou € 45 milhões para contar com a revelação. A partir daí, o Esporte Espetacular decidiu acompanhar os passos do jogador até a apresentação oficial dele na equipe europeia – o que aconteceu na última sexta-feira. Primeiro comercial como protagonista, primeiros passos como atleta profissional e a primeira visita a Madri, no fim do ano passado.

Foram 423 dias na cola do então jogador do Flamengo. O primeiro encontro aconteceu na manhã do dia 14 de julho de 2017. Curiosamente, Vinicius Junior havia completado 17 anos dois dias antes. Na época, ele morava próximo ao CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande. Dali, a promessa seguiu para a comunidade Tavares Bastos, no Catete, para a gravação de seu primeiro comercial como protagonista.

– Nunca sonhei com isso tudo. Sonhava em ser atleta profissional, mas não pensava que seria tão rápido. Que ia acontecer tudo em menos de seis meses, como aconteceu da Copinha para cá.

Naquela dia, Vinicius Junior abriu o coração no trajeto de carro de sua casa ao local da gravação. No percurso, que durou pouco mais de uma hora, o jogador não fugiu de nenhuma pergunta e fez revelações de como alguns conselhos o ajudaram a optar pelo Real Madrid.

– O Casemiro num evento tinha falado comigo. Não tava rolando nada ainda (de contato do Real Madrid), só tinha saído na internet. Ele virou para mim e disse: "vem pro Real Madrid porque aqui é a brasileirada que manda".

Ao longo do papo, o jogador também lembrou das dificuldades que passou até chegar ao profissional do Flamengo. E chorou.

– Meu pai trabalhava em São Paulo. Ficava sem comer para eu ir treinar. Ele trabalhava em Telecomunicações. Hoje ele não está trabalhando, está parado. Uma vez, eu tinha uns 11 anos, minha mãe me levou e ficou de meio-dia até as 19h me esperando sem fazer nada, me esperando. Isso me marcou muito. Fico até emocionado. As pessoas acham que é fácil jogar futebol.

O jogador também fez algumas revelações sobre suas preferências fora de campo. Revelou que o pai não o deixou fazer uma tatuagem e conta até como foi a dura.

Ele virou a disse: "está maluco?" Não vai fazer nada. Então tá bom, perdi a vontade.

Por outro lado, o pai liberou o brinco.

– Ele liberou tem pouco tempo. Não tinha liberado ainda não. Peço desde pequeno e ele dizia que eu não podia fazer isso porque eu não tinha personalidade ainda. Agora, ele liberou. Quer furar a orelha tem que jogar bola.

Questionado sobre o cabelo e se poderia fazer um corte parecido com os modelos lançados por Neymar, Vinicius Junior brincou.

– O cabelo está tranquilo. Sem inventar muito.

Cinco meses, um novo encontro. Desta vez, Vinicius Junior já tinha feito sua primeira partida entre os profissionais. Até gol tinha marcado.

– Mudou muita coisa. Mas um ganho de experiência jogando com jogadores de alto nível no Flamengo, como Diego, Juan, Everton Ribeiro. Eles têm sempre me ajudado a ter tranquilidade e isso eu venho ganhando bastante.

Em dezembro do ano passado, Vinicius Júnior foi a Madri pela primeira vez e o Esporte Espetacular não desgrudou do jogador. O garoto foi ao centro de treinamento dos merengues, fez exames médicos e conheceu o Santiago Bernabéu.

– O estádio muito grande, um pouco parecido com o Maracanã. Vou ter outra experiência vendo ele lotado no Real e Barcelona. Me surpreendeu, muito maior do que no Brasil. Muito grande, muitos campos. O clima é difrente. Mas o pouco que eu vi estou gostando bastante.

(NR: Vinicius Junior assistiu ao clássico entre Real e Barcelona no dia 23 de dezembro de 2017. O time catalão venceu os rivais por 3 a 0).

Na visita ao Bernabéu lá no fim do ano passado, Vinicius ainda encontro o ex-jogador Roberto Carlos e ouviu o conselho.

– Vai ter que trabalhar muito aqui – disse um sorridente Roberto Carlos.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/vinicius-junior-um-ano-antes-do-real-ee-acompanha-trajetoria-da-revelacao.ghtml

Share this content: