Volta ao Maracanã pode fazer público do Fla subir quase 50%

O Flamengo conta os dias para retornar ao Maracanã. Ainda sem confirmação oficial da CBF, espera receber o duelo contra o Corinthians, dia 23, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio carioca. Na edição deste ano, o clube rubro-negro ainda não atuou no palco em que se identifica mais e que pode significar um aumento de 50% público. Mesmo assim ficará atrás do Palmeiras, que lidera como a equipe com mais espectadores.

Hoje o Flamengo tem média de 19.911 pagantes por jogo no Brasileiro (foram 15 partidas como mandante). É a sexta maior média do campeonato, sendo que o clube atuou em cinco cidades diferentes (Brasília, Cariacica, Natal, São Paulo e Volta Redonda).

Muitas vezes jogou em estádios com capacidade pequena, como os 20.000 lugares de Cariacica ou os 19.183 de Volta Redonda. Algumas vezes teve públicos irrisórios, como os 2.252 pagantes do jogo com o Vitória ou os 4.668 contra o Vitória.

A média subiu após a chegada do meia Diego e vem aumentando a cada jogo no segundo turno, mas mesmo assim não mudou muito a classificação do time no ranking de torcidas.

Mesmo que faça os últimos jogos do Brasileiro no Maracanã (Corinthians, Botafogo, Coritiba e Santos) com público máximo, o Fla dificilmente passará a média de público do Palmeiras, hoje em 32.747 pagantes – a menos que ocorra uma queda brusca de público alviverde.

O Maracanã costuma receber cerca de 60.000 pagantes, embora a CBF informe que a capacidade máxima do estádio seja de 78.838, segundo o Cadastro Nacional de Estádios de Futebol, documento publicado em janeiro pela entidade.

Ainda que o Flamengo lote o Maracanã (com a capacidade prevista pela CBF) nos quatro jogos finais, a média ficaria em 32.317 pagantes, inferior aos números alviverdes.

O Flamengo passaria os outros quatro adversários, que são Corinthians (30.101 pagantes em média), Cruzeiro (24.331), Internacional (24.101) e Grêmio (20.646).

Agora se lotar os quatro jogos finais no Maracanã com a capacidade de 60.000 pagantes, o que é o normal em jogos de clubes, passaria a ter uma média final de 28.351 pagantes.

Se nada mudar para os rivais, o Flamengo teria assim a terceira maior média de espectadores do Brasileiro, abaixo de Palmeiras e Corinthians.

Fonte: ESPN

Share this content: