O sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil colocou o Athletico e o Cuiabá nos caminhos de Flamengo e Botafogo, respectivamente. Os jogos serão disputados nas semanas de 28 de outubro e 4 de novembro, com o Rubro-Negro decidindo em casa e o Alvinegro, fora. Além da vaga nas quartas, o confronto vale a busca por revanche de um lado e a tentativa de reafirmação do outro para os cariocas.

O Flamengo tem como objetivo repetir o bom desempenho na Supercopa do Brasil, onde venceu o Athletico por 3 a 0, em Brasília, no início deste ano, e devolver a eliminação sofrida na Copa do Brasil do ano passado. É claro, aquele Furacão treinado por Tiago Nunes e que viria a ser campeão do torneio não existe mais, o que é mais um motivo para apontar o Rubro-Negro carioca como favorito. Esta foi a equipe que enfrentou o Flamengo em 2019:

  • Santos; Jonathan, Robson, Léo Pereira, Márcio Azevedo; Wellington, Bruno Guimarães, Cirino, Nikão, Rony, Marco Rubén; Técnico: Tiago Nunes

Após o título da Copa do Brasil, o Athletico perdeu destaques como Bruno Guimarães e Rony, e enfrentou o Flamengo na Supercopa do Brasil com a seguinte escalação. Apenas três titulares seguiram.

  • Santos; Khellven, Thiago Heleno, Lucas Halter, Márcio Azevedo; Wellington, Léo Cittadini, Erick, Nikão, Rony, Marquinhos Gabriel; Técnico: Dorival Júnior

Já a escalação do Athletico para enfrentar o Jorge Wilstermann, pela Libertadoers, mostra uma equipe ainda mais modificada. Dorival Júnior também foi demitido pelos resultados ruins no Brasileiro.

  • Santos, Jonathan, Thiago Heleno, Pedro Henrique, Abner; Wellington, Léo Cittadini, Erick, Christian, Pedrinho, Fabinho; Técnico: Eduardo Barros

A fase do Athletico já foi pior neste Brasileiro. Tanto que a queda de Dorival Júnior veio após o clube ficar seis rodadas sem vencer e entrar na zona de rebaixamento. Eduardo Barros, o interino que segue no cargo enquanto o clube não arruma o efetiva ou busca um substituto, conseguiu duas vitórias nos últimos três jogos. A avaliação quanto a ele é positiva.

Taça da Copa do Brasil Foto: Igor Siqueira

Botafogo enfrenta o melhor da Série B

Já o Botafogo tem que se cuidar. Apesar de enfrentar o clube de pior colocação no ranking da CBF entre os 16 do sorteio da Copa do Brasil, o Cuiabá é o líder da Série B. Aliás, além de ter o melhor aproveitamento, é considerado um dos favoritos para o acesso pelo seu futebol bem jogado.

Para ter noção da boa fase, o Cuiabá tem apenas uma derrota nos 21 jogos que disputou nesta temporada. Pela Série B, após vencer o Náutico, abriu três pontos de vantagem na liderança da competição. A equipe é liderada pelo técnico Marcelo Chamusca e tem o meia Rafael Gava e o atacante Maxwell como destaques.

Já o Alvinegro comunicou, nesta quinta-feira, que Paulo Autuori não é mais o técnico da equipe. Também deixou a função o auxiliar-técnico Renê Weber. Bruno Lazaroni, auxiliar técnico fixo do clube, foi efetivado no cargo de treinador. Mudanças aconteceram também na Gerência de Futebol com a chegada do ex-jogador do clube, Tulio Lustosa, para o cargo. Ou seja, o clube ainda é uma incógnita.

Apresentado em fevereiro, Autuori comandou o Botafogo por 24 jogos. Foram, ao todo, seis vitórias, 14 empates e 5 derrotas. Nas doze rodadas do Brasileiro até aqui à frente do Botafogo, Autuori teve apenas uma vitória, três derrotas e oito empates, deixando o clube na penúltima posição.