O UOL Esportes resumiu o que pode acontecer na última rodada da Taça Rio, antes de suas semifinais e o panorama para as semifinais do Estadual. Vejamos:

1) Flamengo e Fluminense já garantidos

A dupla Fla-Flu já está assegurou vaga nas semifinais do Campeonato Estadual, e ambos possuem a vantagem do empate em seus confrontos, por terem conquistado as duas melhores campanhas na classificação geral.


2) Impossibilidade de um campeão direto

O antigo regulamento previa que o campeão da Taça Guanabara, caso conquistasse também a Taça Rio, seria campeão direto do Estadual. Este ano não existe essa possibilidade. O Flu, portanto, não tem chances de levantar o caneco do Cariocão já nesta fase.

3) Semifinais da Taça Rio sem nenhum valor?

Caso Botafogo e Vasco vençam nesta última rodada, não só garantem vaga nas semifinais da Taça Rio, como também asseguram a classificação para as semifinais do Estadual (como 3ª e 4ª melhores campanhas geral). Assim, as semis da Taça seriam “figurativas”. Isso só mudaria de panorama caso um dos “intrusos” (abaixo) seja campeão da Taça Rio, o que tiraria uma das vagas (de Botafogo ou Vasco) das semifinais do Cariocão.

4)“Intrusos”

Os chamados “pequenos” ainda podem aprontar, mesmo com o panorama favorável aos 4 grandes. Nova Iguaçu, Volta Redonda e Portuguesa ainda têm chances de classificação às semifinais da Taça Rio. Pensando em semifinal de Estadual, apenas o Nova Iguaçu está vivo: caso vença o Vasco neste domingo (2), ultrapassa o cruzmaltino na classificação geral.


​​