Médico do Flamengo fala sobre exame antidoping: “Não é confortável”

Gabigol compareceu a uma audiência na última segunda-feira (25), sob a acusação de ter cometido fraude em um exame antidoping em abril de 2023. O responsável pela saúde e desempenho físico no Flamengo, o médico Márcio Tannure, esclareceu detalhes do processo de coleta da amostra durante o caso envolvendo o camisa 10 rubro-negro.

— *_Somos defensores da transparência e da integridade no esporte. Não vou mentir dizendo que é uma situação confortável. No entanto, algumas medidas são indispensáveis e integram o procedimento. É importante destacar que, aqui no Brasil, o futebol é submetido a um número significativo de testes. Minha experiência e diálogos realizados demonstram que somos testados com maior frequência do que em outros países_* — declarou Tannure, antes de acrescentar:

— *_É evidente que há jogadores que não apreciam ser submetidos a testes, alguns têm receio de agulhas, outros não gostam de realizar exames de sangue. É necessário compreender as particularidades de cada indivíduo. No entanto, é inquestionável que apoiamos a realização dos exames antidoping, pois representam uma política de proteção ao atleta e promovem a igualdade no esporte_* — concluiu.

Antes de prosseguir, é relevante mencionar que, de acordo com Caio Ribeiro, em sua participação no programa “Boleiragem”, do SporTV, a decisão de Gabigol em não atender imediatamente os examinadores no dia 08 de abril de 2023 foi tomada por Márcio Tannure. Durante a transmissão do programa, na última segunda-feira (25), o apresentador e ex-jogador explicou a justificativa do médico do Flamengo.

Segundo Caio Ribeiro, Tannure informou aos examinadores que Gabigol havia realizado atividades na academia na manhã do dia 08 de abril de 2023. Assim, o médico rubro-negro alertou que o resultado da coleta poderia apresentar alguma alteração.

Enquanto o Flamengo tenta obter a absolvição de Gabigol, Tannure optou por não se pronunciar sobre o caso específico do camisa 10 rubro-negro. Ele revelou ter recebido instruções do clube para não comentar a situação do atacante, que está suspenso do futebol por dois anos.

Em síntese, Gabigol foi sentenciado a dois anos de suspensão por fraude no exame antidoping. No entanto, após a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJDA), o Flamengo decidiu apelar da sentença.

É importante ressaltar que o Flamengo recorrerá à Corte Arbitral do Esporte (CAS) em busca de uma revisão da condenação de Gabigol. Atualmente, o jogador está impedido de participar dos treinamentos no Ninho do Urubu e está proibido de frequentar a sede social do clube na Gávea.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: