Operação de Flamengo x Corinthians terá cerca de 1.600 agentes de segurança

A operação de segurança para o jogo entre Flamengo e Corinthians, nesta quarta-feira, no Maracanã, pela semifinal da Copa do Brasil, vai mobilizar um efetivo de cerca de 1.600 agentes, envolvendo Polícia Militar, Guarda Municipal e segurança privada.

Entre homens do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) e outras unidades da PM, serão 500 policiais. Além disso, a Guarda Municipal atuará com 332 agentes. A conta fica completa com os 784 que vão compor o efetivo da segurança privada.

Nesta segunda-feira, os órgãos envolvidos na operação apresentaram o planejamento, em coletiva na sede da Federação de Futebol do Rio (Ferj), citando a importância de que os torcedores e a população se atentem ao horário de fechamento do perímetro do estádio: 19h de quarta-feira.

– É o quarto jogo que vamos fazer nesse modelo de fechamento. Fizemos alterações graduais. É um jogo de grande apelo, que movimenta a cidade. Entendemos que esse é o melhor modelo, tem dado certo – disse o gerente de operações do Flamengo, Severiano Braga.

A partida tem estimativa de público de 70 mil pessoas. Os portões serão abertos às 19h15. As autoridades estabelecerão bloqueios nas ruas de acesso ao estádio e exigirão a apresentação do ingresso da partida para conceder a permissão de aproximação ao Maracanã.

– O Flamengo tem colocado uma média de público muito alta e não temos tido transtorno, invasão, tentativa de entrar com ingresso falso. Isso traz um impacto muito positivo para a segurança do evento. Por se tratar de semifinal, infelizmente não temos a garantia que isso vai se repetir. Essa troca por ingresso físico não é crítica ao sócio-torcedor, mas é para melhor a segurança diante de pessoas mal intencionadas – pontuou o tenente-coronel Silvio Luiz, comandante do Gepe.

O maior exemplo de invasão da torcida do Flamengo foi a final da Sul-Americana de 2017, contra o Independiente. Esse caso é símbolo para justificar o cuidado em jogos decisivos. Em relação à torcida do Corinthians, que em 2016, também em um jogo contra o Flamengo, entrou em conflito com a polícia, há uma tranquilidade maior porque punições às organizadas estão em vigor. Os corintianos ainda virão em número reduzido, correspondendo a 5% da carga de ingressos vendidos. Ou seja, 2.150 bilhetes.

– Por conta dos incidentes em 2016, temos quatro torcidas afastadas judicialmente. São as maiores. Temos feito controle em cima dos cadastros, eles não têm vindo ao Rio. Os comboios, que já fizemos em 45 ônibus, estamos fazendo em quatro, cinco. Aquele fato foi isolado – pontuou o tenente-coronel, Silvio Luiz.

A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) também terá atuação no jogo de quarta-feira. Além dos 1600 da segurança, o órgão municipal contará com 105 homens.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/operacao-de-flamengo-corinthians-tera-cerca-de-1600-agentes-de-seguranca-23055003.html

Share this content: