Como estão garantidos na disputa da Taça Libertadores de 2017, Flamengo e Botafogo são os que mais movimentam o mercado. Em contrapartida, Vasco e Fluminense são incógnitas para o decorrer do ano.

Até o momento, o Alvinegro de General Severiano foi o que mais contratou. Liderado por Montillo, a cúpula também trouxeGatito Fernández, João Paulo e Roger. Contudo, espera-se mais reforços, pois há necessidade de elenco forte para iniciar a fase preliminar da competição sul-americana. O Fogão enfrenta o temido Colo-Colo, do Chile.

Já o Rubro-Negro promete esquadrão de peso para a reapresentação do próximo dia 11. Até o momento, a diretoria acertou a contratação do lateral-direito peruano Trauco. Além disso tem acerto com o volante Rômulo, com o meia Conca e o atacante Marinho. Todos, porém dependem de liberação de suas agremiações para se juntar ao plantel de Zé Ricardo. A expectativa é que se juntem ao plantel que iniciará a pré-temporada.

Em contrapartida, no Vasco e Fluminense, as situações são bastante misteriosas até o momento. No Cruzmaltino, por exemplo, o presidente Eurico Miranda causou grande frustração em grande parte de sua torcida. Após prometer investimento de mais de R$ 200 milhões e grandes contratações, o mandatário trouxe apenas o meia Escudero até o momento.

E se isto não bastasse, houve dispensa de 10 jogadores do elenco de 2016. Contudo, para suprir as saídas, Eurico prometeao menos um zagueiro, um volante, um meia e um atacante.

Para completar a dupla dos desesperados, o Fluminense conta com grande entrave para contratações. O elenco Tricolor está há dois meses em receber salários. Com isso, o presidente eleito,Pedro Abad, corre para solucionar o imbróglio. Além disso, perdeu atleta importante para o esquema da equipe. O meia Cícero, que disputou grande campeonato pela agremiação das Laranjeiras, retornou ao São Paulo.O Tricolor paulista pagará 70%, enquanto o carioca arcará com 30% de seus vencimentos.

Até o momento, apenasos equatorianos Sornoza e Orejuela foram contratados. Entretanto, o clube ainda mantém esperanças na vinda do atacante Hernan Barcos.

​​