Conheça o Amazonas, adversário do Flamengo na Copa do Brasil

Fundado em 23 de maio de 2019, o Amazonas terá seu primeiro encontro histórico com o Flamengo na terceira fase da Copa do Brasil. Apesar de ser um clube jovem, com apenas quatro anos de existência, a equipe tem se destacado no cenário futebolístico de Manaus. Sua estreia na Série B do Brasileiro está marcada para o próximo sábado (20). O time conta com a presença de um rosto conhecido no Rubro-Negro, o ex-meia Ibson, e também com atacantes renomados, Jô e Sassá. No entanto, o desempenho no Campeonato Amazonense de 2024 deixou a desejar.

Sendo o único representante da Série B do Brasileirão no Amazonas, o Amazonas despontou como favorito no Estadual. Após conquistar o primeiro turno de forma convincente, derrotando o São Raimundo na final, a equipe parecia destinada ao título. No entanto, na grande decisão do torneio, realizada no último domingo (14), o Manaus (da Série D) levou a melhor e ficou com a taça após uma vitória nos pênaltis.

Após a derrota, o Amazonas optou por demitir o técnico Luizinho Vieira e anunciou a contratação de Adilson Batista, conhecido por seus trabalhos no Cruzeiro e Grêmio. A estreia do novo treinador está marcada para este sábado (20), contra o Sport, na Arena da Amazônia, pela Série B do Brasileirão.

Após encerrar sua carreira como jogador em 2022, Ibson, revelado pelo Flamengo, decidiu iniciar uma nova fase como auxiliar técnico. Sua primeira oportunidade surgiu no Amazonas, onde permanece até o momento. Embora tenha vestido a camisa da equipe manauara entre 2021 e 2022, não esteve presente na campanha de acesso da Série D para a C. No entanto, como membro da comissão técnica, contribuiu para a ascensão do time para a Série B no ano passado.

Além de Ibson, o elenco da equipe, apelidada de ‘Onça’ devido às cores amarela e preta, conta com outros nomes conhecidos nacionalmente, como Jô (ex-Corinthians), Sassá (ex-Botafogo), Patric (ex-Atlético-MG), William Barbio (ex-Vasco) e Marx Lenin, revelado nas categorias de base do Flamengo. Além disso, a diretoria negocia a contratação de Dentinho, ex-Corinthians, que não disputa uma partida oficial desde 2022.

O Amazonas está realizando a melhor campanha de sua história na Copa do Brasil, chegando pela primeira vez à terceira fase. A equipe de Manaus superou o Independente-AP e o Maringá-PR, ambos em jogos fora de casa e em partida única. Agora, diante do Flamengo, o clube enfrentará o desafio mais importante desde sua fundação.

Assim, o Flamengo cruzará o caminho da surpreendente equipe amazonense em datas a serem definidas pela CBF. As previsões indicam os dias 01 e 22 de maio para os confrontos, com o jogo de ida no Maracanã e o de volta na Arena da Amazônia, em Manaus. Considerando a grande quantidade de torcedores rubro-negros na capital, a expectativa é de dois jogos que se sentirão ‘em casa’.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: