Estudo aponta atacantes como atletas mais expostos ao coronavírus durante partidas

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Aarhus, na Dinamarca, os jogadores que atuam como atacantes têm mais chance de serem contaminados pelo coronavírus. A análise foi feita a partir das movimentações em campo, pois assim era possível identificar em qual posição os atletas passam mais tempo com uma distância menor de 1,5m de outro.

Conforme mostra o estudo divulgado pelo jornal O Globo, Os atacantes de área passam, em média, dois minutos próximos a outros jogadores. No entanto, esse número pode variar e chegar a até 11 minutos em alguns casos. O chamado “ranking de risco” segue com zagueiros, meio-campistas até chegar aos goleiros, que são os mais protegidos, pois passam mais tempo sozinhos e quase não têm contato com outros atletas durante os jogos.

A pesquisa foi desenvolvida a partir da possibilidade do futebol retornar em breve, uma vez que clubes de todo o mundo estão, gradativamente, voltando aos treinamentos. A análise em questão levou em consideração como se apenas um atleta estivesse contaminado pela Covid-19. A conclusão do estudo, após 15.750 combinações, é que um jogador passa em média quase 88 segundos (pouco menos de um minuto e meio) próximo a alguém infectado. Se mais de uma pessoa em campo estiver contaminada, esse risco precisa ser multiplicado pelo número de infectados.

A pesquisa levou em conta apenas a proximidade de um jogador com outro infectado, e não levou em conta o risco de contaminação entre eles. Vale ressaltar que o estudo concluiu também que é mais fácil um atleta se contaminar através de um rival do que por um companheiro de time. Isso porque, um lateral esquerdo, por exemplo, passa mais tempo em contato com o ponta direita do time adversário do que com qualquer jogador do seu própria equipe.

Fonte: https://colunadofla.com/2020/05/estudo-aponta-atacantes-como-atletas-mais-expostos-ao-coronavirus-durante-partidas/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=estudo-aponta-atacantes-como-atletas-mais-expostos-ao-coronavirus-durante-partidas

Share this content: